Um estudo recente publicado na revista científica Travel Medicine and Infectious Disease sugere que uma nova pandemia poderia ser desencadeada por uma variante do vírus da influenza, responsável pela gripe. Este alerta surge após a confirmação pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) da presença da cepa de determinado vírus em rebanhos de gado leiteiro em diversos estados do país.
Continue lendo e descubra que vírus poderá desencadear a nova pandemia e qual a previsão de um novo surto pandêmico.
Nova pandemia será com vírus conhecido

Os pesquisadores do Consórcio Vaccelerate conduziram um estudo com 187 respostas de especialistas de 57 países. O resultado indicou que o vírus da gripe foi considerado o mais provável para desencadear uma nova pandemia por 57% dos entrevistados, enquanto outros 17% o colocaram como a segunda ameaça mais grave. De acordo com o relatório, a variante da influenza pode apresentar uma letalidade superior a 50%.
Além disso, destacam que a detecção do vírus em um humano, que teve contato direto com o leite contaminado da vaca, no Texas, embora com baixo risco de transmissão, ressalta a importância de uma vigilância intensificada e medidas de resposta.
Desse modo, em todo inverno, há uma nova temporada de influenza. Assim, pode-se dizer que isso implica em pequenas pandemias a cada inverno. Elas são mais ou menos controladas devido à falta de virulência das diferentes cepas.
No entanto, a cada temporada, as cepas mudam, o que explica por que podemos contrair gripe várias vezes ao longo da vida e por que as vacinas mudam a cada ano. Assim, se uma nova cepa se tornar mais virulenta, esse controle pode ser perdido, afirmou Salmanton-García, principal autor do estudo, da Universidade de Colônia, na Alemanha.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Outras doenças que podem causar uma nova pandemia
Em segundo lugar, conforme apontado por 21% dos cientistas, está a Doença X, termo utilizado para descrever um microrganismo desconhecido até então. O terceiro lugar, com 8%, é ocupado por uma possível variante do SARS-CoV-2, o vírus responsável pela covid-19.
“O estudo revela que a gripe, a Doença X, o SARS-CoV-1, o SARS-CoV-2 e o vírus Ebola estão entre os patógenos mais preocupantes em termos de seu potencial pandêmico. Esses patógenos se destacam por sua transmissibilidade através de gotículas respiratórias e por já terem causado surtos epidêmicos ou pandêmicos no passado”, observam os cientistas no estudo.
Desse modo, é fundamental estarmos preparados para enfrentar as novas cepas e tentar diminuir os mesmos erros que cometemos durante a pandemia com o Covid-19.
Veja Também: APOSENTADOS podem RECEBER SALÁRIO MAIOR de R$9.767,00?
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!