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Posso solicitar Auxílio Doença pelo MEU INSS? Confira o passo a passo

Atenção! Veja aqui como solicitar auxílio doença pelo aplicativo ou site do MEU INSS.

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A partir de agora, os beneficiários do INSS terão a chance de solicitar o auxílio-doença por meio do aplicativo ou site MEU INSS. Entretanto, uma das facilidades, é que agora não será mais preciso acessar a conta gov.br, basta utilizar o número do CPF.

As alterações no método de solicitação do auxílio-doença pelo MEU INSS caracterizam-se pela proposta simplificada do uso do Atestmed. O sistema possibilita o envio de laudos médicos pela internet, sem precisar que o segurado se submeta à perícia médica presencial.

Dessa forma, todo o processo de solicitação do auxílio-doença passa a ser de forma remota, com o auxílio de um médico perito à distância.

O principal propósito é agilizar a concessão do benefício por incapacidade temporária, e assim, reduzir o tamanho da fila de espera do INSS.

Como solicitar auxílio-doença pelo meu INSS?

Veja aqui como solicitar o auxílio-doença pelo meu INSS (Fonte: Edição / Jornal JF).
Veja aqui como solicitar o auxílio-doença pelo meu INSS (Fonte: Edição / Jornal JF).

O processo para solicitar o auxílio-doença pelo MEU INSS foi simplificado. Agora, os segurados podem acessar o serviço da seguinte maneira:

  1. Acesse a página inicial do MEU INSS;
  2. Não é necessário fazer login com senha, basta inserir seu nome completo e CPF;
  3. O sistema validará seus dados com base na Receita Federal;
  4. Nas agências do INSS, os servidores também poderão auxiliar os segurados sem acesso à internet;
  5. O serviço nas agências será disponibilizado mediante agendamento, embora as datas exatas ainda não tenham sido divulgadas.

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Essas mudanças visam simplificar o processo de solicitação do auxílio-doença pelo MEU INSS, tornando-o mais acessível e eficiente para os segurados.

Passo a Passo para solicitar o Auxílio Doença

Para solicitar o auxílio-doença pelo MEU INSS, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o site ou aplicativo MEU INSS (disponível para Android e iOS);
  2. Na página inicial, escolha a opção “Pedir benefício por incapacidade”;
  3. Preencha seus dados, incluindo nome, CPF e data de nascimento;
  4. Marque a opção “Não sou um robô” e prossiga;
  5. Selecione “Benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença)” e leia as informações apresentadas;
  6. Confirme sua ciência das informações e clique em “Avançar”;
  7. Você será informado sobre a possibilidade de fazer a perícia com base em documentos médicos, sem a necessidade de ir a uma agência do INSS. Selecione “Avançar”;
  8. Revise os dados exibidos na tela e indique se se trata de um acidente de trabalho (note que a solicitação por acidente de trabalho pode ter requisitos diferentes);
  9. O sistema fornecerá orientações sobre o que deve constar no atestado médico ou odontológico;
  10. Faça o upload dos documentos necessários, incluindo sua identidade e documentação médica, clicando em “+” para anexá-los;
  11. Clique em “Avançar” e, após ler as informações apresentadas, selecione “Avançar/Finalizar” para enviar o pedido.

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Certifique-se de que a documentação médica ou odontológica fornecida seja legível, sem rasuras e contenha as informações obrigatórias. Isso inclui o nome do profissional, seu registro (CRM, CRO ou RMS), a identificação da doença e o prazo de afastamento.

Certificar-se de que essas informações estejam corretas e completas é fundamental para facilitar o processamento do seu pedido.

  • Nome completo do segurado;
  • Data de emissão do documento (não podendo ser superior a 90 dias da data de entrada do requerimento);
  • Diagnóstico por extenso ou código da Classificação Internacional de Doenças (CID);
  • Assinatura e identificação do profissional emitente, com nome e registro no conselho de classe, ou carimbo;
  • Data do início do afastamento ou repouso;
  • Prazo necessário estimado para o repouso.

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