A chegada da segunda parcela do 13 salário paga pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é aguardada ansiosamente por aposentados e pensionistas. Esse benefício extra tem um impacto significativo para muitos, oferecendo um alívio financeiro e contribuindo para o bem-estar econômico dessas pessoas.
Quem pode receber o 13º salário do INSS em 2024?

O abono do 13º salário é destinado aos segurados e pensionistas da Previdência Social que receberam aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão ao longo do ano de 2024. Assim, para os benefícios temporários, o valor é calculado proporcionalmente ao período em que o benefício foi recebido.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Os beneficiários do salário-maternidade também têm direito ao 13º proporcional, porém ele é pago juntamente com a última parcela do salário-maternidade, não sendo incluído junto com os demais beneficiários nesta data.
Por outro lado, o décimo terceiro não é concedido aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) nem para aqueles que recebem a Renda Mensal Vitalícia (RMV).
Leia Mais: Desmantelada Quadrilha de Fraude Bancária com 29 Brasileiros Envolvidos!
Segunda parcela do 13 salário do INSS
Após o pagamento da primeira parcela em abril, que corresponde a 50% do benefício regular, a segunda parcela cobrirá o saldo restante. Entretanto, é essencial considerar o desconto do Imposto de Renda que será aplicado para aqueles que se enquadram nas faixas tributárias.
Para os que ultrapassam os limites de isenção, o imposto será retido de acordo com as alíquotas estabelecidas. Desse modo, essa dedução implica que o valor final a ser recebido pode variar consideravelmente entre os beneficiários.
Leia Mais: Aumento Salarial e Novas Carreiras Para Servidores Federais!
Cálculo do valor do 13 Salário do INSS
O cálculo do 13º salário é derivado da média dos salários recebidos nos últimos 12 meses, multiplicada pelo número de meses em que o benefício foi recebido ao longo do ano. O montante é dividido igualmente entre duas parcelas, a primeira corresponde a 50% do valor total, isenta de impostos.
Por outro lado, a segunda parcela, também equivalente a 50% do total, sofre a dedução do Imposto de Renda, cujo valor varia de acordo com a faixa de renda do beneficiário. Além disso, há descontos de parcelas de empréstimos e, para aqueles que optaram pela antecipação do 13º Salário, há também o desconto do valor.
Leia Mais: Justiça Garante Direito a Aposentadoria Rural para Idosa de 83 Anos
Datas dos pagamentos do 13º Salário do INSS
Para conferir a data do seu pagamento, basta utilizar o último dígito do seu número de benefício do INSS, desconsiderando o dígito após o traço. Por exemplo, se o número do seu benefício for 123456789-0, utilize o número 9 para efetuar a consulta, ignorando o 0.
Portanto, abaixo temos o calendário de pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS em 2024:
Leia Mais: URGENTE: Isenção do IPTU para Idosos em 2024 – Saiba Seus Direitos!

Veja Também: APOSENTADOS e PENSIONISTAS INSS e SUSPENSÃO dos CONSIGNADOS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!