Durante uma entrevista que será incluída no livro “Life: My Story Through History”, com previsão de lançamento para o dia 19 de março, o Papa Francisco declarou que não tem planos de renunciar ao seu cargo, pois acredita que sua saúde está em boas condições para continuar exercendo suas responsabilidades.
As declarações foram divulgadas pelo jornal italiano Corriere della Sera, na quinta-feira, dia 14 de março. Na entrevista, Francisco afirmou sentir-se suficientemente saudável para prosseguir com o papado, descartando assim a possibilidade de renunciar a curto prazo.
Estado de saúde papa francisco

O papa Francisco já chegou aos 87 anos, e tem demonstrado um crescimento na fragilidade da sua saúde nos últimos anos, utilizando uma cadeira de rodas ou uma bengala para locomoção. Recentemente, tem enfrentado episódios descritos como crises de bronquite ou resfriados, assim ele teve que restringir seus discursos em público.
Em 2023, o pontífice foi hospitalizado pelo menos três vezes, uma delas para realizar uma cirurgia abdominal. Desse modo, no final do ano passado, Francisco teve que cancelar uma viagem planejada aos Emirados Árabes devido a uma inflamação no pulmão.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Carta de Renúncia Assinada
Em 2022, o papa revelou que fez uma carta de renúncia assinada, a ser utilizada caso se torne incapaz de exercer suas funções devido a problemas de saúde. “Já assinei minha renúncia em caso de impedimento médico”, disse Francisco.
O documento foi redigido e entregue ao secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, em 2013, antes de sua aposentadoria. Assim, em julho de 2022, ele declarou: “Acredito que, com minha idade e essas limitações, devo me preservar um pouco para poder continuar servindo à igreja. Ou, então, considerar a possibilidade de me afastar”.
Papa e a Semana Santa
Conforme informado pelo Mestre de Cerimônias Litúrgicas Pontifícias, Monsenhor Diego Ravelli, o Pontífice irá liderar as celebrações da Semana Santa, iniciando com a memória da entrada do Senhor em Jerusalém e a Santa Missa no Domingo de Ramos, em 24 de março, a partir das 10h, no horário italiano, na Praça São Pedro.
Desse modo, na Sexta-feira Santa, dia 29 de março, a celebração da Paixão do Senhor terá início às 17h, horário local, na Basílica de São Pedro. Mais tarde, às 21h15, o Papa se dirigirá ao Coliseu de Roma para a Via-Sacra da Paixão do Senhor.
Veja Também: MILAGRE: LULA MUDA de Idéia: vai pagar 13 salário PRIMEIRA PARCELA! + 14 salário?
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!