O meteorologista da Climatempo, Fábio Luengo, afirmou que as altas temperaturas podem superar os 40°C em diversas regiões do Brasil. “O Centro-Oeste, especialmente o Mato Grosso, deve registrar mais de 40°C. Estados como Rondônia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo também devem se aproximar dos 40°C”, comentou Luengo.
Nesta terça-feira, diversas capitais podem atingir temperaturas superiores a 30°C. Esta situação é preocupante, pois as altas temperaturas estão previstas para ocorrer em um período prolongado, com máximas extremas e baixa umidade do ar.
Previsão de Onda de Calor no Centro-Oeste e em Outras Regiões
De acordo com Luengo, a onda de calor deve persistir até meados da segunda quinzena do próximo mês. Essa situação poderá estabelecer novos recordes de altas temperaturas, especialmente no fim do inverno, uma época que já está registrando valores superiores aos dos últimos anos.
Qual a Situação nas Capitais Brasileiras?
Confira as máximas esperadas para esta terça-feira nas principais capitais, de acordo com o último boletim meteorológico:
- Aracaju – 31°C
- Belém – 35°C
- Belo Horizonte – 34°C
- Boa Vista – 36°C
- Brasília – 31°C
- Campo Grande – 37°C
- Cuiabá – 42°C
- Goiânia – 36°C
- Macapá – 34°C
- Manaus – 36°C
- Palmas – 38°C
- Porto Velho – 39°C
- Rio Branco – 36°C
- Rio de Janeiro – 31°C
- São Luís – 33°C
- São Paulo – 32°C
- Teresina – 36°C
Quais os Impactos da Baixa Umidade do Ar?
Além das altas temperaturas, a umidade relativa do ar também deve atingir níveis críticos, especialmente na região central do país. De acordo com o Inmet, a umidade deve ficar entre 30% e 20%, valores considerados preocupantes.
Em algumas cidades do Mato Grosso, interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, e outras regiões do Centro-Oeste, o índice de umidade pode cair para menos de 12%, representando uma situação de emergência. Nesses locais, a concentração de poluentes aumenta, prejudicando a qualidade do ar e representando riscos à saúde.
Para evitar os efeitos prejudiciais do tempo seco, as recomendações são:
- Beber bastante líquido;
- Evitar desgaste físico nas horas mais secas;
- Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Qual a Previsão Para Setembro?
O calor que retornou no final de agosto deve continuar em setembro, com previsões de chuva abaixo da média em grande parte do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas devem ficar acima da média apenas na faixa norte da Região Norte, sul do Mato Grosso do Sul e São Paulo, e na Região Sul.
Por outro lado, o interior do Nordeste, Centro-Oeste, e Sudeste devem registrar chuvas muito próximas ou abaixo da média. A baixa umidade será provocada pela persistência de massas de ar seco, que também contribuem para o aumento do número de queimadas.
Em relação às temperaturas, setembro deverá manter as marcas elevadas, com possibilidade de novas ondas de calor. Em áreas como Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão e Piauí, as médias podem ultrapassar os 30°C.
Confira a previsão de temperaturas nas capitais nos próximos dias, de acordo com o Inmet.
Com as temperaturas elevadas e baixa umidade, é essencial adotar medidas preventivas para proteger a saúde e o bem-estar.