Quem precisa de empréstimo tende a considerar sempre o consignado como a melhor opção, isso pois oferece facilidades para beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e as menores taxas de juros do mercado.
Todavia, não há nada mais frustrante que estar precisando de um empréstimo e ter seu crédito negado. Existem algumas coisas que podem dificultar a liberação do seu crédito consignado, veja aqui como melhorar suas chances!
Os 10 principais motivos para crédito consignado ser recusado
Existem diversos motivos que podem levar o banco a recusar uma solicitação de crédito consignado. Veja aqui os 10 mais comuns e como evitar que te prejudiquem:
Categorias elegíveis para o consignado
O empréstimo consignado destina-se a aposentados, pensionistas, servidores públicos, trabalhadores com carteira assinada e militares das Forças Armadas. Infelizmente quem não faz parte destes grupos não tem acesso à modalidade.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Benefício temporário do INSS
Para solicitar o empréstimo consignado do INSS é necessário consignar o benefício ao pagamento das parcelas, uma vez que estas abatem-se diretamente da folha de pagamento. Diversos benefícios temporários do INSS, portanto, não dão direito ao consignado.
Idade mínima ou máxima
As idades mínimas e máximas para contratar um consignado podem variar entre bancos, mas costumam limitar-se às pessoas maiores de 18 anos e menores de 80. Dessa forma quem está fora deste espectro pode ter dificuldade em solicitar o consignado.
Não ter margem consignável
O empréstimo consignado do INSS permite aos beneficiários que consignem até 45% do valor mensal do benefício com o pagamento das parcelas, sendo esta a ”Margem Consignável”. Dessa forma quem já possui um empréstimo consignado, que utilize toda a margem, não poderá solicitar outro.
Dados desatualizados
Quando for solicitar crédito consignado, ofereça dados e informações atualizadas, assim como deve-se manter os dados do INSS atualizados, garantindo assim uma melhor chance de aprovação na modalidade.
Leia em seguida: Antecipação do Décimo Terceiro INSS 2023: Quem Tem Direito e Impactos na Economia
Documentos ilegíveis
Ao enviar documentos ilegíveis ao banco, casa financeira ou ao próprio INSS, o beneficiário reduz suas chances de que a modalidade seja aceita. Busque digitalizar os documentos com qualidade, facilitando assim a concessão do seu crédito.
Número limite de contratos
Beneficiários do INSS podem manter até 9 linhas de crédito simultâneas. Caso o beneficiário ultrapasse este número, mesmo com margem consignável disponível, o crédito será negado.
Crédito Consignado Bloqueado no INSS
Beneficiários do INSS que são ou foram vítimas de golpes tem a opção de bloquear os empréstimos consignados junto ao INSS, garantindo assim a segurança do seu benefício. Caso você tenha bloqueado a modalidade, é necessário entrar em contato com o INSS para solicitar o desbloqueio.
Leia em seguida: Margem Social INSS 2023: A Revolução no Crédito para Aposentados e Pensionistas
Bancos não conveniados
Centenas de bancos e casas financeira são conveniados para oferecer os consignados do INSS, podendo variar suas taxas de juros, parcelas e facilidades umas das outras. Todavia, ao tentar contratar o crédito através de um banco não conveniado, este será negado.
Averbação do contrato
A averbação do contrato trata-se da última fase em um processo de empréstimo consignado, garantindo assim a aprovação dos valores e o dinheiro na conta. Dados divergentes na conta do beneficiário com o banco de dados do INSS podem prevenir a averbação, devendo estes serem atualizados com frequência.
Leia em seguida: Revisão da Vida Toda do INSS: Descubra Quem Pode Se Beneficiar e Como Solicitar a Ação Judicial
O beneficiário deve regularizar também sua sigla do Estado, sendo o mesmo em que recebe o benefício, e garantir que seu benefício previdenciário dê acesso aos consignados, como dito anteriormente.
Veja o vídeo: Aumento de salário + 13º salário do INSS, veja quem recebe!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!