Nos últimos dados do Censo de 2022, uma realidade foi mostrada referente à população brasileira, mostrando que com o passar dos anos o Brasil envelhece.
Segundo os dados mostrados pelo senso, a proporção de idosos com 65 anos ou mais, bateu um recorde de 10,9%, enquanto o de crianças e jovens até 14 anos, sofreu uma queda, chegando em 19,8%.
Desse modo, é esperado que o país abance na transição demográfica com destino ao envelhecimento da populaçao, o que acontece em países europeus, em que 21% da população possui mais de 65 anos.
Transição Demográfica do Brasil
Em 12 anos, a parcela da população idosa passou de 14 milhões de pessoas, para 22 milhões de pessoas, no ano de 2010 essa parcela somava 7,4% da população.
Leia Mais: Suspeita de lavagem de dinheiro em programa apoiado por Arthur Lira, diz Ministério da Fazenda
No ano de 1980, o número de pessoas idosas era de apenas 4% da população brasileira, no censo anterior, feito em 2022, as pessoas com mais de 65 anos já somam 24,1% do total de brasileiros.
No continente europeu, devido à Revolução Industrial, houve uma melhora nas condições sanitárias, além de avanços medicinais e farmacêuticas, o que propiciou maior longevidade para a população.
Além disso, a urbanização, aumento de renda da população e emancipação das mulheres perante o mercado de trabalho, além do adiantamento de decisão de ter filhos, acabaram impulsionando o declínio da fecundidade.
Desse modo, no Brasil desde os anos 1960, têm-se observado de forma concomitante as condições socioculturais e econômicas que contribuem para o envelhecimento populacional. Foi nessa década, que deu-se início ao processo de industrialização econômica, o qual atraiu trabalhadores para os centros urbanos.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Brasil envelhece
A Europa passou anos se preparando para a mudança, fortalecendo seu sistema de bem-estar social, alcançando uma estabilidade econômica e até democrática.
Leia Mais: Atenção: Ação de 1999 Pode Causar Embaraços na Revisão da Vida Toda do INSS em Julgamento no STF!
No entanto, no Brasil, passamos por um processo mais acelerado, não levando em conta o ponto de vista social, e caso isso não seja resolvido, será um problema que pode chegar mais rápido. Visto que o brasil tem uma população altamente numerosa e grande quantidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Desse modo, é necessário que as políticas públicas foquem em demandas relacionadas à saúde e assistência social, para essa parcela da população.
Além disso, adaptações para o sistema urbano de transporte, o deixando mais acessível para a parte da população idosa. Também é necessário melhorar as condições de habitação e opções de lazer.
Leia mais: Novos valores para empréstimo consignado do INSS liberados, Confira!
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!