Alterações relevantes ocorreram a respeito da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por conta disso, querendo ou não, isso impacta consideravelmente muitos motoristas.
Nesse sentido, as mudanças recentes nas regulamentações de trânsito indicam o fim da CNH para certos grupos. Porém, o documento, que se torna fundamental para guiar automóveis motorizados no Brasil, não ficará mais obrigatório para algumas pessoas.
Continue a leitura e fique por dentro desta grande novidade!
Categorias que a CNH não é obrigatória
Benefícios surgem com as alterações da CNH para os condutores que guiam veículos como bicicletas padrões ou elétricas, ciclomotores e também outros equipamentos de deslocamento, como skates, monociclos e patinetes.
Segundo as próprias diretrizes inéditas, tais condutores ficarão livres da utilização da CNH para guiar os veículos específicos. Apesar disso, é vital perceber que as alterações não ficam disponibilizadas para todas as categorias.
Desse modo, ainda é obrigatório o uso do documento para todos que guiam motocicletas, ciclomotores e motonetas, ou seja, a CNH na categoria A ou o ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores).
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Categorias da CNH
Primeiramente, a categoria A dá a liberdade para a condução de motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos motorizados. Mas a categoria B permite a condução de carros automotores com peso limite de 3.500 kg e capacidade máxima de 8 lugares.
Leia mais: Trabalhadores já podem sacar R$ 1412! Confira quais os critérios para receber e datas de pagamento
A categoria C contempla todos que desejam guiar veículos de transporte de carga que o peso total seja acima a 3.500 kg, porém que não ultrapasse os 6.000 kg. Já a categoria D libera a condução de veículos usados para o transporte de passageiros, com mais de 8 lugares.
Por fim, a categoria E faz com que seja realizada a condução de combinações de veículos, que a unidade tratora fique encaixada para as categorias B, C ou também D.
Como posso tirar a CNH?
Com o objetivo de começar o processo para obter a CNH, é preciso ficar encaixado em quatro exigências vitais. Uma delas é ser legalmente responsável pelas próprias condutas perante a lei e também deve-se possuir a habilidade para ler e escrever.
Leia mais: Empréstimo FGTS a partir de R$ 50: Descubra quais Bancos Oferecem e Como Solicitar!
No entanto, também é necessário ter um documento oficial de identificação emitido por autoridade pública que possua uma validade legal, como, por exemplo: RG, passaporte ou até mesmo a própria Carteira de Trabalho.
Ter um número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) também é obrigatório, todos devem revelar o número do CPF sem possuir a obrigatoriedade de mostrar o documento fisicamente.
Gostou do conteúdo? O Jornal JF traz diariamente as melhores notícias sobre o INSS, política, economia e entretenimento. Continue acompanhando o nosso blog para não perder nenhuma atualização!
Veja Também: 13 salário INSS será PAGO SOMENTE em NOVEMBRO
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!