Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

NOVIDADE: Auxílio-Doença Do INSS Fica Disponível Para Um Novo Público A Partir Deste Ano

Veja a seguir as alterações recentes na liberação de Auxílio Doença do INSS para grupo!

0

O INSS continua a disponibilizar o auxílio doença para os brasileiros, mas uma novidade está programada para contemplar um novo grupo de cidadãos em 2024.

Esta atualização representa um avanço significativo, proporcionando assistência a uma categoria específica de pessoas. Vamos explorar quem serão esses novos beneficiários da Previdência Social neste ano.

O Que É O Auxílio Doença Do INSS?

NOVIDADE: Auxílio-Doença Do INSS Fica Disponível Para Um Novo Público A Partir Deste Ano
NOVIDADE: Auxílio-Doença Do INSS Fica Disponível Para Um Novo Público A Partir Deste Ano (Fonte: Edição / Jornal JF).

O Benefício por Incapacidade Temporária, conhecido anteriormente como Auxílio Doença, está de volta. Este benefício é concedido exclusivamente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de forma mensal.

Leia mais: INSS libera Empréstimo Consignado de até 20 mil para Aposentados e Pensionistas! Então não perca!

Para receber o valor em conta, é essencial que os cidadãos estejam enfrentando um momento de saúde delicado e/ou instável.

Isso se aplica especialmente às pessoas que enfrentaram alguma doença ou condição que as impossibilita de desempenhar suas atividades profissionais.

Embora seja uma situação regular, é necessário que seja comunicada ao INSS para devida resolução. Vamos entender como solicitar o auxílio e qual é o valor pago aos beneficiários desse programa.

Procedimentos para Solicitar o Auxílio-Doença no INSS

Atualmente, o governo federal facilitou o processo de realização de perícia médica de forma digital para os cidadãos.

Leia mais: Calendário de Pagamento Confirmado! Assim, INSS divulga datas e valores dos pagamentos em janeiro

Isso significa que o beneficiário não precisa visitar uma unidade do INSS para realizar o exame. Basta ter em mãos o laudo médico da lesão ou condição devidamente diagnosticada por um profissional de saúde.

A hérnia de disco tem se destacado como uma das principais causadoras da necessidade do auxílio-doença.

Poucos sabem que essa condição pode ser considerada para o recebimento do benefício. Para solicitar, o brasileiro possui diversas opções, incluindo a visita à unidade do INSS ou o uso do aplicativo oficial, o “Meu INSS”.

Outra opção válida é o contato telefônico. O número oficial para esclarecimento de dúvidas é o 135, e o serviço é gratuito para os cidadãos.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp

Requisitos para o Benefício

Para ter direito ao auxílio-doença, é necessário preencher alguns requisitos básicos:

  1. Afastamento do trabalho por mais de 15 dias consecutivos: O trabalhador deve comprovar que está temporariamente incapacitado para o trabalho e que seu afastamento excede esse período mínimo.
  2. Qualidade de segurado do INSS: É preciso estar contribuindo regularmente para a Previdência Social ou ter a qualidade de segurado preservada, mesmo que não esteja trabalhando no momento.
  3. Comprovação da incapacidade: Apresentar laudos e exames médicos que atestem a incapacidade temporária para o trabalho.

Portanto, para ter direito ao auxílio-doença, é necessário que o trabalhador seja segurado do INSS e tenha contribuído para a Previdência Social por pelo menos 12 meses. Além disso, é preciso que ele esteja incapacitado de trabalhar por mais de 15 dias consecutivos.

Leia mais: ATENÇÃO: INSS vai PAGAR automaticamente VALORES na CONTA dos APOSENTADOS! Então não perca!

É fundamental destacar que a incapacidade deve ser comprovada por meio de um exame médico realizado por um perito do INSS. Esse exame é obrigatório e deve ser feito após o 15º dia de afastamento.

Os segurados que não contribuíram por 12 meses podem ter direito ao auxílio-doença em casos de acidente de trabalho, doenças profissionais ou doenças causadas por contaminação por agentes químicos, físicos e biológicos.

Vale lembrar que, para ter direito ao auxílio-doença, é necessário que o trabalhador esteja contribuindo para a Previdência Social. Caso esteja sem contribuir, ele não terá direito ao benefício.

Veja Também:

PROVA de VIDA INSS 2024 – LISTA de quem PRECISA FAZER e COMO FAZER agora em JANEIRO DE 2024 (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.