Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Novidade: Ausência na Prova de Vida do INSS Pode Afetar os Pagamentos? Confira!

Descubra o que é preciso para validar a prova de vida do INSS e continuar recebendo os pagamentos.

0

A prova de vida do INSS é uma etapa indispensável para garantir o pagamento mensal dos benefícios aos aposentados e pensionistas. Realizada anualmente, em 2024 o Instituto Nacional do Seguro Social anunciou novas regras para esse procedimento.

A partir deste ano, é o INSS quem assumirá o dever de realizar a prova de vida, aliviando os segurados do compromisso de comparecer pessoalmente a uma agência da Previdência Social no mês de seus aniversários para provar a vida.

Essa mudança é especialmente significativa considerando que anteriormente esse procedimento acabava em longas filas nas agências do INSS! Assim, as novas regras visam aliviar essas situações e simplificar o processo para os beneficiários. A seguir, descubra como a prova de vida ocorre hoje.

Quem precisa fazer a prova de vida?

Evite perder o benefício, entenda a seguir como realizar a prova de vida do INSS!
Evite perder o benefício, entenda a seguir como realizar a prova de vida do INSS! (Fonte: Edição/ Jornal JF)

Desde o início de fevereiro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem convocando 4.351.557 aposentados e pensionistas nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março, informando que não foi possível acessar informações que comprovassem a vida do beneficiário.

Leia mais: Dentes saudáveis: Descubra os PIORES alimentos e bebidas para a sua saúde bucal! Proteja seu sorriso agora mesmo!

Essa verificação anual é obrigatória para garantir a continuidade do pagamento dos benefícios de longa duração, assegurando que os beneficiários estejam vivos e elegíveis para continuar recebendo os pagamentos.

Dessa forma, aqueles que receberam a notificação ficam cientes de que estão com a prova de vida pendente. De acordo com nota emitida pelo INSS, haverá a ampliação da pesquisa nas bases de dados do Governo Federal e, se mesmo assim ficar pendente, o INSS fará a busca ativa.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Como fazer a prova de vida 2024 online?

Segundo o próprio INSS, a prova de vida se faz necessária para as pessoas que se enquadram em casos onde o próprio instituto não conseguiu realizar a confirmação de vida, pois não encontram o beneficiário em nenhuma base de dados disponível.

Leia mais: Governo pode vetar o fim das saidinhas se projeto for aprovado no Congresso- Veja

No entanto, outro grupo está na mira da prova de vida, são os beneficiários aniversariantes de fevereiro e março, que mesmo que não tenham recebido a convocação, precisam realizar o procedimento para evitar complicações.

A responsabilidade de realizar a prova de vida, passou para o INSS desde janeiro de 2023. Assim, o instituto usa uma ampla quantidade de bases de dados, de órgãos federais, estaduais, municipais e até mesmo privados, para verificar se os segurados estão realizando algumas das ações que você verá a seguir para comprovar se estão vivos através de cruzamento de dados.

Ações que comprovam a vida do beneficiário:

Leia mais: Polêmica na Mídia: Repórter Critica Paolla Oliveira Chamando-a de ‘Gorda’ e Revela Experiência Pessoal

  • acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
  • contratação de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
  • atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras;
  • realização de perícia médica, por telemedicina ou presencial;
  • atendimento no sistema público de saúde ou na rede conveniada;
  • vacinação;
  • cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
  • atualizações no CadÚnico – quando for efetuada pelo responsável pelo grupo;
  • votação nas eleições;
  • emissão/renovação de passaporte, carteira de motorista; carteira de trabalho; carteira de identidade e alistamento militar;
  • declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente.

Por fim, agora não é mais preciso que segurado saia de casa e vá até uma agência da Previdência Social no mês do seu aniversário para realizar o procedimento.

Veja Também: INSS convoca grupo de segurados para realizar a prova de vida. Descubra se você precisa fazer.

PROVA de VIDA 2024: GOVERNO e INSS fazem CHAMADA para REALIZAR – VEJA AGORA QUANDO FAZER!  (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista