Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Novas Taxas de Juros para Empréstimo Consignado do INSS em 2024: Confira as Mudanças!

Com as novas taxas de juros, os segurados do INSS possuem um novo cenário para contar com o empréstimo consignado. Confira mais informações!

0

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou na última quinta-feira (11) uma nova redução nas taxas de juros do empréstimo consignado para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida, que visa acompanhar as reduções recentes na taxa Selic realizadas pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, entra em vigor em oito dias úteis a partir de sua publicação oficial.

Confira mais informações sobre as novas taxas de juros para o consignado.

Quais são as novas taxas de juros?

Veja como se beneficiar com os novos valores do empréstimo consignado! (Fonte: Edição/Jornal JF)
Veja como se beneficiar com os novos valores do empréstimo consignado! (Fonte: Edição/Jornal JF)

No caso dos empréstimos consignados feitos com desconto direto na folha de pagamento, modalidade mais utilizada pelos aposentados e pensionistas, o teto das taxas reduz de 1,80% ao mês para 1,76% ao mês. Já para as contratações realizadas por meio de cartão de crédito consignado, a taxa atual de 2,67% ao mês abaixa para 2,61%.

Leia mais: PRORROGADO PRAZO PARA NEGOCIAR DÍVIDAS COM DESCONTO DE ATÉ 99% – Confira  

As novas taxas entram em vigor em oito dias úteis após sua publicação no “Diário Oficial da União”. Este prazo foi estendido a pedido dos bancos, que normalmente teriam apenas cinco dias úteis para se ajustarem às novas condições.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Por que o governo decidiu reduzir as taxas?

A redução se deu seguindo a tendência da queda da taxa Selic, que representa a taxa básica de juros da economia brasileira. Segundo o governo, é necessário que o teto dos juros do empréstimo consignado acompanhe essa tendência de queda. A taxa Selic sofreu uma queda em dezembro de 2022, que não havia sido refletida até então no empréstimo consignado do INSS.

Leia mais: Prova de Vida INSS 2024: Saiba se Você Precisa Fazer! Confira a Lista Oficial!

No entanto, as instituições bancárias se mostram contrárias à essa prática, argumentando que a taxa Selic não representa o custo real de captação dos bancos que operam na modalidade de empréstimo consignado. De acordo com eles, a taxa que deveria ser usada para o cálculo do teto de juros do consignado deveria ser a variação dos juros futuros com vencimento em dois anos, que é equivalente ao custo de captação da modalidade.

Instituições financeiras

As instituições financeiras solicitaram ao CNPS que a metodologia para a definição do teto de juros seja reavaliada, com a participação do Banco Central e do Ministério da Fazenda. A próxima discussão deve tratar desta questão, que impacta tanto os beneficiários do INSS quanto os bancos.

Leia mais: Aposentados: Confira os NOVOS VALORES com Aumento Acima do Salário Mínimo!

Veja Também:

SUSPENSÃO DOS EMPRÉSTIMOS! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.