Desde 2019, após a Reforma da Previdência, a aposentadoria por idade passou a apresentar novas regras. Nesse sentido, entender sobre como solicitar esse benefício se tornou uma questão obrigatória para os segurados.
No entanto, não tão somente, as regras para essa modalidade de aposentadoria mudaram, como também as de outras modalidades, por exemplo, tivemos a extinção da aposentadoria por tempo de contribuição, além da digitalização de processos de lá para cá.
Então, veja a seguir tudo sobre como solicitar aposentadoria por idade. Leia na íntegra!
Entenda como funciona a aposentadoria por idade
Em síntese, a aposentadoria por idade é uma das várias modalidades existentes de aposentadoria ofertadas pelo INSS. Nesse sentido, todo segurado que tenha alcançado a idade mínima e cumprido o prazo de contribuição exigido pela Legislação Previdenciária, vai poder se aposentar.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
No entanto, se o segurado já tiver alcançado a idade mínima, todavia, ainda não tenha realizado todos os pagamentos necessários, deverá continuar contribuindo até cumprir o tempo de contribuição.
Em suma, a aposentadoria por idade é um benefício concedido pelo INSS aos trabalhadores que chegaram a uma determinada faixa etária já definida pela Legislação Previdenciária. Todavia, algumas regras mudaram após a Reforma da Previdência, quanto a idade mínima exigida.
Em razão da Reforma da Previdência, as pessoas que ingressaram no mercado de trabalho e realizaram suas primeiras contribuições do INSS, após a Reforma, em 13 de novembro de 2019, os requisitos passaram a ser, para homem: 65 anos, ara mulher: 62 anos.
E se o trabalhador começou a contribuir antes da Reforma da Previdência?
Embora a Reforma da Previdência tenha trazido muitos novos direitos aos contribuintes, também trouxe mudanças não tão boas assim, por exemplo, o aumento na idade mínima para se aposentar. No entanto, aqueles que já contribuíam antes da Reforma, terão direito adquirido quanto ao tempo trabalhado.
Neste caso, o contribuinte vai ter direito a se aposentar pela antiga idade. Ou seja: Para homem: 65 anos. Para mulher: 60 anos.
Destaca-se que, o direito adquirido é devido quando o contribuinte já completou todos os requisitos legais para alcançar um direito, ou seja, na época da Reforma, o contribuinte já deveria se aposentar com as antigas regras, e então veio a Reforma.
Faltam 03 anos para me aposentar, posso pagar tudo de uma só vez para me aposentar?
Nos anos anteriores a Reforma, muitos contribuintes se pegavam diante de anos que ainda faltavam para completar os requisitos necessários. E assim, realizavam os pagamentos todos de uma só vez para se aposentar.
Leia mais: GRANDE NOVIDADE: Idosos poderão ter casas do governo SEM PAGAR NADA – Veja como será o processo!
Todavia, após a Reforma da Previdência, isso não pode mais ser realizado. Ou seja, todos os anos que ainda faltam para se aposentar, vão precisar ser pagos nos meses relativos até que o contribuinte consiga se aposentar por idade.
Aprenda como solicitar a aposentadoria por idade
Em primeiro lugar, para solicitar a aposentadoria por idade, o contribuinte deve entrar na plataforma ou aplicativo Meu INSS. Em seguida, faça o login e clique na opção “Novo Pedido”. Depois disso, atualize todos os dados se for necessário e reafirme a DER (Data de Entrada do Requerimento).
Em seguida, anexe todos os documentos necessários e selecione a APS (Agência da Previdência Social) mais próxima da sua residência. Adiante, escolha a agência bancária que deseja receber a sua aposentadoria e confira o resumo do seu pedido. Pronto, basta aguardar a análise do INSS.
Me aposentei por idade, posso continuar trabalhando?
E aí, de repente, a sua vizinha se aposentou, mas, você pegou ela saindo para trabalhar. Todavia, será que isso é permitido? De acordo com a Legislação Previdenciária, quem se aposenta por idade, pode continuar trabalhando, ao contrário de quem se aposenta por incapacidade, por exemplo.
Leia mais: Governo cria NOVO AUXÍLIO e LIBERA R$850 para ESTE GRUPO – Veja quem tem direito
Inclusive, no Brasil, muitos aposentados por idade, continuam trabalhando para ter mais qualidade de vida, visto que, recebem um salário mínimo que, por vezes, acabam não sabendo o suficiente para lidar com os gastos necessários para a vida.
E após a aposentadoria por idade, devo continuar pagando ao INSS?
De forma resumida, se o contribuinte que se aposentar por idade continuar trabalhando, deverá continuar contribuindo ao INSS, todavia, não terá mais retorno financeiro dessas contribuições feitas após a sua aposentadoria. Continue no Jornal JF para aprender mais!
Leia em seguida: Diga adeus às dívidas com a plataforma Caminho da Riqueza – Saiba como aderir!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!