Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

NOTÍCIA MELHOR QUE 14º SALÁRIO: 2 PAGAMENTOS EXTRAS PARA INSS EM AGOSTO – Veja agora quem vai receber

Os beneficiários que recebiam benefícios por incapacidade entre 2002 e 2009 terão os seus valores recalculados e pagos pela revisão do artigo 29, além disso, também contarão com o pagamento de atrasados neste mês.

0

Os aposentados e pensionistas, podem ter acesso a pagamento extra do INSS no mês de agosto, é importante ficar atento aos prazos para não perder o seu recebimento. 

Em suma, os dois pagamentos referente ao mês de agosto, são a revisão do artigo 29 pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que pretende beneficiar os segurados que tiveram benefícios concedidos por incapacidade entre 2002 e 2009 e o pagamento de atrasados.

Revisão do artigo 29 e o pagamento extra do INSS

Em suma, o primeiro pagamento extra do INSS diz respeito a revisão do artigo 29. Este é um trecho da Lei 8.213/1991 que estabelece que os benefícios da Previdência Social sejam calculados de acordo com a média aritmética simples dos 80% maiores salários de todo o período de contribuição do segurado.  

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp

Os pagamentos começaram a ser realizados em 2013, depois de uma ação civil pública, além disso, o cronograma, que variava pela idade do segurado na época do acordo e pelos valores atrasados, durou nove anos, e terminou em maio do ano passado. Porém, mais de 148 mil aposentados e pensionistas não tiveram a revisão processada, segundo o Instituto.  

Segundo o INSS, entre 2013 e 2022, 14,5 milhões de beneficiários tiveram o cálculo revisto, seja de forma automática, administrativa ou por via judicial e 502.832 benefícios foram revistos, mas não tiveram os valores gerados por motivos como o óbito do titular do benefício. 

O prazo legal para a revisão dos benefícios é de 10 anos. Desse modo, não é mais possível solicitar o recálculo. Essa opção é para quem recebeu a carta do INSS informando a revisão, porém não teve seu benefício revisto ou não obteve os valores previstos dentro do prazo do cronograma. Para esse público, é necessário entrar com uma ação na Justiça para a cobrança da sua revisão.

Leia mais: Entenda a Revisão do Artigo 29 do INSS: Quem teve direito, como ocorreu e últimos pagamentos

Além disso, para as revisões processadas, mas sem os valores gerados, é necessário que o segurado solicite o pagamento através do site ou pelo aplicativo Meu INSS, na opção “solicitação de crédito não recebido”. Este é o primeiro pagamento extra do INSS em agosto.

Mais um pagamento extra do INSS

O segundo pagamento extra do INSS diz respeito aos valores atrasados. O Conselho da Justiça Federal (CJF) liberou o pagamento de R$1,6 bilhão em atrasados para beneficiários do INSS. São aqueles que conseguiram a concessão ou revisão do benefício na Justiça.

Leia mais: Melhor que 14º SALÁRIO: INSS VAI LIBERAR 02 PAGAMENTOS EXTRAS em AGOSTO para os aposentados!

Portanto, o valor corresponde a ações previdenciárias e assistenciais, entre outros benefícios de 84.091 processos, com 109.403 beneficiários.

Além disso, o Conselho esclarece que cabe aos TRFs, segundo cronogramas próprios, o depósito dos recursos financeiros liberados. Com relação ao dia de liberação para saque, a informação está disponível por meio da consulta de RPVs disponível no portal do TRF. 

Entretanto, é importante lembrar que a consulta acontece o advogado responsável pela ação ou no site do tribunal federal, que mostrará a data em que a Justiça emitiu a ordem de pagamento.

Veja Também:

Aposentados vão receber mais de R$ 300 mil! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.