No início de maio de 2024, diante das adversidades climáticas que devastaram parte do país, algumas instituições financeiras, adotaram uma medida crucial para apoiar os grupos: a suspensão temporária do desconto das parcelas de crédito consignado por 120 dias.
Essa iniciativa tem como objetivo proporcionar um alívio financeiro durante o período de recuperação. As parcelas adiadas serão adicionadas ao final do contrato, estendendo o prazo por quatro meses adicionais. Saiba mais a respeito da mudança a seguir!
Como Funcionará a Suspensão do Consignado?
A suspensão será aplicada automaticamente, mas os servidores podem optar por continuar com os pagamentos. As parcelas adiadas serão adicionadas ao final do contrato, estendendo o prazo por mais quatro meses. Aqueles que desejarem ajustar seus contratos podem fazê-lo através do aplicativo do Banrisul, disponível para Android e iOS, oferecendo conveniência e acessibilidade.
Além da suspensão do consignado, o Banrisul anunciou linhas de crédito emergenciais que totalizam mais de R$ 7 bilhões para atender às necessidades de capital de giro das empresas. Outras medidas incluem a repactuação de créditos pessoais e a suspensão de cobranças em cartões de crédito e financiamentos habitacionais.
Grupos Beneficiados pela Suspensão do Consignado
A suspensão das parcelas de empréstimos consignados de maio a agosto beneficiará servidores das esferas executiva, legislativa e judiciária, proporcionando um alívio no orçamento durante este período de crise. Esta ação reflete o compromisso do banco em assegurar o bem-estar econômico dos cidadãos e empresas do estado.
Medidas Adicionais de Órgãos Financeiros Além Do Consignado
O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou a redução da taxa máxima de juros para empréstimos consignados destinados a aposentados e pensionistas do INSS. Esta é a oitava redução sob o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde o início de 2023.
A taxa para o empréstimo consignado convencional foi reduzida de 1,68% ao mês para 1,66%, e para operações de cartão de crédito e cartão consignado de benefícios, a taxa caiu de 2,49% ao mês para 2,46%. Além disso, beneficiários do INSS residentes no Rio Grande do Sul podem negociar uma carência nos descontos dos consignados ou contratar um novo empréstimo com até 6 meses de carência.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Suspensão de Financiamentos Imobiliários com FGTS
O governo federal anunciou que famílias no Rio Grande do Sul poderão suspender por até seis meses o pagamento das parcelas de financiamento de imóveis com recursos do FGTS. Esta medida foi divulgada pelo ministro das Cidades, Jader Filho, e se aplica a contratos do Minha Casa, Minha Vida e do Pró-Cotista.
Para solicitar a suspensão, as famílias devem entrar em contato com a Caixa Econômica Federal pelo telefone 0800 104 0104. A Caixa também liberou o Saque Calamidade para famílias afetadas, com um valor limitado a R$ 6.220,00 por evento de desastre natural.
Parcelas Adiadas e Suspensão de Cobranças pela PGFN
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) suspendeu por 90 dias a cobrança das parcelas de contribuintes que firmaram transação para renegociação de suas dívidas. As parcelas com vencimento em abril, maio e junho terão novas datas: julho, agosto e setembro, respectivamente. Esta medida vale para contribuintes com domicílio tributário em 336 municípios do estado afetados pelas enchentes.
O Banco Central e a Advocacia-Geral da União (AGU) também anunciaram a suspensão de cobranças de dívidas por 90 dias para moradores do Rio Grande do Sul. A medida visa prorrogar o pagamento de parcelas de mais de 116 mil parcelamentos, oferecendo um alívio financeiro significativo para aqueles afetados pelas calamidades naturais.
Essas medidas abrangentes demonstram o esforço conjunto das instituições financeiras para mitigar os impactos econômicos das recentes enchentes e oferecer suporte aos cidadãos e empresas do Rio Grande do Sul.
Veja Também: URGENTE! SUSPENSÃO dos CONSIGNADOS por 180 DIAS: NOVO PROJETO de LEI em DISCUSSÃO!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!