Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Musculação Auxilia na Saúde Cerebral de Idosos, diz estudo – Confira!

Exercícios musculares feitos de forma regular podem desenvolver a capacidade de pensar dos idosos

0

Já não é novidade de que o exercício físico regular auxilia e muito na fortificação do corpo de qualquer ser humano. Prezar pela atividade constante do corpo é essencial, principalmente para os idosos, que necessitam ainda mais disso.

O que poucos devem saber, é que a prática regular da musculação na terceira idade pode muito bem auxiliar na saúde cerebral dos idosos. Nesse sentido, abordaremos todas as novidades a respeito desta descoberta.

Deseja saber tudo sobre o benefício da musculação para os idosos? Então pedimos para que prossiga atentamente com a leitura logo abaixo, para que assim nenhum tipo de dúvidas permaneça sobre o assunto em particular.

Estudo realizado sobre os benefícios da musculação para idosos

Acostumar com exercícios físicos na terceira idade se torna uma grande vantagem para ter uma qualidade de vida ainda maior. (Fonte: Freepik)
Acostumar com exercícios físicos na terceira idade se torna uma grande vantagem para ter uma qualidade de vida ainda maior. (Fonte: Freepik)

Investir na prática de exercícios aeróbicos e também de musculação regularmente pode muito bem beneficiar e muito a saúde cerebral das pessoas mais velhas. A informação foi revelada em estudo publicado na revista científica GeroScience.

Leia mais: Fim da CNH? Nova Lei Determina Isenção do Uso para Este Grupo; Confira Quem São os Beneficiados!

Os pesquisadores analisaram 184 idosos saudáveis contendo entre 85 e 99 anos, dividiu eles em três grupos: dos sedentários, dos praticantes de exercícios cardiovasculares e os que combinavam exercícios cardiovasculares com treinamento de força.

Posteriormente, os participantes foram submetidos para uma bateria de testes cognitivos como Codificação, NIH-TB, Fluência de Letras, Pesquisa de Símbolos e Teste Stroop. O teste proporciona a detecção de problemas neurológicos e cerebrais ao identificar os efeitos de interferência entre os hemisférios do cérebro.

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Resultados revelados

Os resultados apontaram que o grupo que combinava exercícios cardiorrespiratórios com a musculação mostrava um desempenho muito melhor no sentido de velocidade de processamento cognitivo e funções executivas.

Leia mais: Nova lei determina o FIM DA CNH para esses grupos- Confira quem é beneficiado

Desse modo, o médico Roni Mukamal, superintendente de Medicina Preventiva da MedSênior, especialista em pacientes da terceira idade, reforça que o estudo traz de forma repentina os benefícios até mesmo emocionais da prática constante de atividade física na fase idosa.

“A musculação é um exercício que atua diretamente no músculo, de uma forma geral, fazendo a sua síntese proteica, aumentando seu volume, seu tamanho”, explicou. “Mas o benefício não é só muscular. A gente sabe que a musculação também gera gasto de calorias, e também mexe com o coração, aumentando a circulação sanguínea, fazendo o sangue circular de forma mais homogênea por todo o corpo, inclusive por todo o cérebro”.

Desafios para superar

Por fim, o especialista ainda afirmou que, à medida que as pessoas envelhecem, as atividades diárias tendem a ficar muito mais desafiadoras, e que a musculação também pode ser benéfica neste ponto em particular.

Leia mais: BNDES Lança Cartão de Crédito Especial para MEI: Descubra Como Solicitar e os Benefícios Oferecidos!

“É também um exercício de atenção, você tem que fazer repetições, você tem que se concentrar, então melhora a memória e a ansiedade. A musculação é realmente um arsenal indispensável: além de reduzir o risco de lesões, melhora o bem-estar emocional, você se sente mais bonito e empoderado”, finalizou.

De acordo com a pesquisa, o investimento de uma rotina regada de atividade física somada com uma alimentação ideal se tornam essenciais para envelhecer bem.

Gostou do conteúdo? Portanto o Jornal JF traz para você diariamente as melhores notícias sobre o INSS, política, economia, entretenimento e outros diversos assuntos para mantê-lo atualizado. Continue acompanhando nosso blog e mantenha-se sempre atualizado!

Veja Também: INSS vai cancelar milhões de pagamento do pente fino

SAIU AGORA: INSS vai CANCELAR MILHÕES de PAGAMENTOS do PENTE FINO – VEJA se seu NOME está na LISTA. (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal no YouTube e assista.