Você já ouviu falar da Margem Social dos Empréstimos Consignados? Este projeto foi proposto ainda durante a pandemia, como uma alternativa de crédito humanizado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Ainda em 2021 o projeto, provado pela Comissão de Seguridade Social e Família da câmara dos Deputados, angariou muita força. Todavia, desde então, o projeto ainda não encontrou aprovação suprema e segue sem grandes reviravoltas. Mas como funcionaria esta linha de crédito?
Veja aqui:
- O que é a Margem Social dos Consignados;
- Quanto libera a Margem Social?
- Quando será aprovada a Margem Social?
O que é a Margem Social dos Consignados?
A margem social dos empréstimos consignados trata-se de uma proposta do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que defende a liberação de uma linha de crédito emergencial, especialmente aos aposentados e pensionistas do INSS.
Leia em seguida: Antecipação do Décimo Terceiro INSS 2023: Quem Tem Direito e Impactos na Economia
A ideia da margem social seria de liberar empréstimos com valores mais altos, divididos em muitas parcelas e com taxas de juros mais baixas que as praticadas no mercado, reduzindo assim o risco de endividamento por parte do contratante.
O projeto teve sua gênese durante a pandemia de COVID-19, época em que milhares de beneficiários do INSS lutavam contra as mazelas sociais, físicas e econômicas da pandemia.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Quanto libera a Margem Social?
O projeto defende que libere-se crédito de até R$ 20.000,00 (VINTE MIL REAIS), com taxas de juros limitadas a 5% ao ano, ou seja, cerca de 0,41% ao mês. O pagamento das parcelas ocorreria de forma consignada, ou seja, as parcelas abater-se-iam diretamente da folha de pagamento ou holerite do beneficiário.
Leia em seguida: Margem Social INSS 2023: A Revolução no Crédito para Aposentados e Pensionistas
A importância de um projeto como este é indizível, uma vez que alternativas de crédito humanizado estão em falta. O empréstimo consignado do INSS, modalidade que oferece os menores juros do mercado, ainda oferece risco de endividamento a seus contratantes.
Quando será aprovada a Margem Social?
Sem a aprovação do projeto torna-se impossível precisar quando haverá uma aprovação ou liberação desta nova linha de crédito. O projeto acumulou importantes aprovações desde sua proposição, mas nada que possa garantir uma liberação expediente.
Leia em seguida: Revisão da Vida Toda do INSS: Descubra Quem Pode Se Beneficiar e Como Solicitar a Ação Judicial
Para saber todas as novidades sobre Margem Social e outros projetos para aposentados e pensionistas do INSS, siga o Jornal JF.
Veja o vídeo: Aumento de salário + 13º salário do INSS, veja quem recebe!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!