O governo do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou a intenção de utilizar ferramentas de inteligência artificial para monitorar sua popularidade nas redes sociais. O governo separou uma verba para o contrato a ser firmado neste ano pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), na comunicação digital da gestão do PT. A divulgação das quatro vencedoras da licitação saiu nesta quarta-feira (24).
Essa se trata de uma das maiores licitações da história da Esplanada para o setor de comunicação. Serão quatro agências ou consórcios escolhidos entre 24 licitantes. A proposta não considera o menor preço, e sim a melhor técnica. Durante a candidatura, cada empresa teve que propor uma campanha para combater a desinformação e as fake news.
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Lula pretende usar IA para analisar “emoções” e “sentimentos” dos brasileiros

O atual contrato do presidente inclui 14 serviços, dos quais se dividem em 77 produtos. Além disso, o uso da Inteligência Artificial será voltado para análise de “emoções” e “sentimentos” dos brasileiros nas redes sociais.
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Por isso essa é a parte mais cara do contrato — R$ 71,5 milhões, ou 36% do valor total. Esta prevê o acompanhamento de assuntos a partir de comentários em diversos idiomas (português, espanhol, inglês, francês, alemão, italiano, japonês e mandarim) nas mídias sociais.
Está previsto que as vencedoras realizem a coleta e análise de até 20 milhões de citações nos assuntos monitorados pelo governo.
De acordo com o edital de candidatura, os dados servirão para a formação de “dashboards” ferramenta de gestão com índices e métricas) e “relatórios, análise e acompanhamento de campanhas promovidas pela Secom”.
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Assim, a Secom vem sendo tratada como uma espécie “bala de prata” do governo frente a tendência de queda na popularidade do atual presidente apontada pelos principais veículos de pesquisa.
Conforme a última pesquisa da Genial/Quaest, a avaliação negativa da gestão de Lula subiu cinco pontos percentuais (34%) e encostou na positiva (35%), o patamar mais alto desde sua posse.
Queda na popularidade do presidente Lula
Auxiliares do presidente Lula vem atribuindo a queda — que se mostrou maior entre evangélicos e, é menor número mulheres — a falhas na comunicação institucional.
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O próprio ministro da Secom, Paulo Pimenta, enxerga o desempenho do governo PT nas redes sociais como um calcanhar de Aquiles, como esclareceu em uma entrevista à Globo News no último dia 29.
“A licitação está em fase final e a partir do mês de maio, no máximo, o governo vai ter uma ferramenta nova que vai permitir essa agilidade [na resposta às redes]”, afirmou Pimenta. “Eu tenho a expectativa de que com o [contrato] digital a gente vai dar um salto grande de qualidade”.
Dessa forma, o recrutamento, primeiro na gestão de lula, mobiliza a área em razão do tamanho do contrato. Além disso, vem chamando a atenção pelo fato de a escolha ser apenas pelo critério da melhor técnica ao invés de melhor preço, como é natural em outros tipos de licitação.
Ao ser questionada pela opção, a Secom informou que se trata de uma “proposta de cunho intelectual”, que atenderia aos requisitos presentes na Lei das Licitações de 2010 e acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU). Bem como por uma instrução normativa adotada pelo Ministério da Cultura de Lula em 2023.
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Precificação dos serviços a serem prestados
Por fim, o jornal O Globo perguntou a Secom quais foram os critérios adotados para determinar os preços de cada serviço da concorrência, como a chamada “análise de sentimentos” com auxílio de inteligência artificial.
A Secom informou que os preços unitários foram determinados “por meio de pesquisa de mercado” bem como pela comparação de outros produtos e serviços já contratados pelo Governo Federal.
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Além disso, o órgão ressaltou que se trata de um contrato executado sob demanda. Ou seja, os contratos dependerão dos serviços prestados pelas empresas vencedoras que passaram na candidatura.
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