Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Lula Fortalece Parcerias: Assina Acordos em Agricultura, Ciência e Tecnologia com Governo do Egito

Lula assina acordo com Egito para aproximar as relações dos dois governos!

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou na última quarta-feira (14 de fevereiro de 2024) ao Cairo, capital do Egito, para uma reunião com o presidente Abdel Fattah El-Sisi. Um dos principais temas tratados foi sobre o conflito entra Israel e Hamas na Faixa de Gaza, no entanto, houve também discussões sobre comércio, investimentos, cooperação em tecnologia e outros temas com o Governo do Egito.

Na quinta-feira, dia 15, os dois países assinaram dois acordos bilaterais que visa facilitar a exportação de carnes e ampliar a cooperação em ciência e tecnologia.

Declarações de Lula

Lula fortalece parcerias entre Brasil e Egito (Fonte: Reprodução Google)
Lula fortalece parceirias entre Brasil e Egito (Fonte: Reprodução Google)

Lula declarou à imprensa, após o encontro com Abdel Fattah Al-Sisi, presidente do Egito, que os dois países tem grande importância em seus continentes e não podem limitar suas relações.

Leia Mais: OFICIAL! Aposentados Receberão 3 Pagamentos Extras em Fevereiro! Confira as Novidades!

“A nossa relação tem que ser muito forte, muito grande, e envolver todas as atividades possíveis, da agricultura à defesa, da economia à ciência e tecnologia, da nossa relação conjunta para tentar democratizar o funcionamento das Nações Unidas, no campo da educação, no campo da cultura”, afirmou.

Neste ano, o Egito tornou-se membro dos Brics, um bloco que reúne economias emergentes como Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Argentina e Irã. Além disso, o Egito recebeu o convite do governo brasileiro para participar do G20. Até dezembro, o Brasil preside o grupo das 20 maiores economias do mundo.

“Somos dois grandes países em desenvolvimento que apostam na promoção do desenvolvimento econômico e social como pilares para a paz e segurança. Combatemos todas as manifestações de racismo, xenofobia, islamofobia e antissemitismo. Dessa forma, o Brasil voltou a apoiar a iniciativa egípcia de criação de uma Zona Livre de Armas no Oriente Médio, à semelhança do que já existe na América Latina”, acrescentou Lula.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Acordo em Ciência e Tecnologia com o Governo do Egito

Durante a visita de Lula, também foi assinado um memorando que fortalece parcerias, cooperações e pesquisas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação entre os dois países. Desse modo, o acordo foi feito entre o Ministério do Ensino Superior e Pesquisa Científica do Egito e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil.

Leia Mais: Acaba de sair: Data de pagamento do Décimo Terceiro Salário do INSS Confirmada – Confira

O texto visa promover a cooperação bilateral na área e estimular a colaboração entre empresas, universidades e institutos de pesquisa. Portanto, incluindo projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, intercâmbios de pessoal e realização de seminários.

Veja Também:

INSS CONFIRMA NOVOS VALORES do SALÁRIO MINÍMO 2024 – NOVA MARGEM dos CONSIGNADOS (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.