O vereador Rubinho Nunes da União apresentou uma denúncia nesta quarta-feira, 1º, contra o presidente Lula e o deputado federal Guilherme Boulos do PSOL. Isso aconteceu depois que Lula fez um pedido explícito de voto para Boulos durante um evento em homenagem ao Dia do Trabalho em São Paulo. Assim, Lula é denunciado por propaganda eleitoral antecipada. Saiba mais sobre este caso!
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Propaganda eleitoral antecipada em evento com Boulos
Após elogiar Boulos durante o ato, Lula expressou que o pré-candidato enfrentaria adversários em todos os níveis de poder.
Posteriormente, o petista fez um pedido explícito de votos para o psolista, declarando: “Esse jovem está em uma verdadeira batalha aqui em São Paulo. Ele está competindo com os oponentes em nível nacional, estadual e municipal. Ele enfrenta três adversários. Esse jovem não será derrotado se os eleitores votarem nele para prefeito de São Paulo nas próximas eleições”.
Leia Mais: Urgente – ALERTA GERAL: Caixa Econômica Convoca Trabalhadores para Sacar Grana Extra de 1971 a 1988!
Violações a legislação eleitoral
De acordo com a legislação eleitoral, Lula violou a regra que determina que um candidato ou seus apoiadores só podem solicitar votos a partir de 15 de agosto. A Lei das Eleições nº 9.504 permite a realização de pré-campanha eleitoral, porém explicitamente proíbe fazer um pedido direto de votos em favor de um eventual candidato.
Leia Mais: Preocupante! Brasil passa dos 4 milhões de casos de dengue – Confira como se prevenir
Ricardo Nunes denuncia
O prefeito Ricardo Nunes, que concorrerá à reeleição, afirma que a única resposta viável é iniciar uma ação judicial. “A equipe de campanha tomará medidas legais. O desrespeito flagrante à legislação eleitoral foi evidente. O pedido de votos foi feito de forma explícita. Não há alternativa”, declarou em comunicado.
Ricardo Nunes denunciou Lula, pois ele considera o pedido “apelativo” e afirma ser inegável o crime eleitoral. “O discurso do Presidente da República, sendo o principal apoiador de Guilherme Boulos, é realmente muito apelativo. Além disso, como é típico do PT, é ilegal”, declarou o vereador. Nesta quarta-feira, outros pré-candidatos, como o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do MDB, e o deputado federal Kim Kataguiri, do União, anunciaram que pretendem levar o caso à Justiça Eleitoral contra Lula e Boulos.
Veja também: SAIU AGORA! NOVA REGRA do INSS LIBERA VALORES MAIORES no EMPRÉSTIMO CONSIGNADO!!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!