A questão sobre se as famílias cadastradas no Bolsa Família têm direito ao 13º salário ainda gera dúvidas para muitas pessoas. Em resposta a esse questionamento, o governo federal optou por conceder um adiantamento do benefício para determinados beneficiários do programa. Descubra todos os detalhes sobre essa antecipação e desfrute da leitura!
Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa de distribuição de renda que ajuda mais de 56 milhões de brasileiros. Mas para ter acesso ao benefício é preciso que a família tenha inscrição no CadÚnico e tenha renda per capita de até R$218 reais.
Sendo assim, existe um calendário de pagamento com as datas certinhas do depósito do benefício que paga até R$ 800 reais para as famílias carentes. Mas essas datas de pagamento vão mudar neste mês de maio. Sendo assim, confira quando você vai receber o adiantamento do Bolsa Família.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
13º salário do Bolsa Família
O 13º salário do Bolsa Família diz respeito ao valor antecipado do benefício. Nesse sentido, as famílias do Rio Grande do Sul, que estão passando por um momento delicado devido às enchentes, poderão receber o pagamento mais cedo graças à decisão do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Nesse sentido, a partir do dia 17 de maio as famílias das cidades mais afetadas com a catástrofe natural do Rio Grande do Sul poderão pegar o dinheiro antes da data prevista no calendário de pagamento (que estará no fim do texto para conferência).
Leia mais: Quer Concluir seus Estudos? Inscreva-se no Encceja Hoje Mesmo!
Como sacar o 13º do Bolsa Família?

As famílias do Rio Grande do Sul que estão sofrendo com a calamidade, poderão sacar o 13º do Bolsa Família (adiantamento do benefício) sem precisar apresentar os documentos pessoais, já que muitos deles foram levados pela chuva.
Dessa forma, as famílias poderão procurar a prefeitura da região e solicitar uma Declaração Especial de Pagamento. Assim, os beneficiários do programa poderão receber o pagamento sem nenhum problema.
E por falar nesse assunto tão triste, veja abaixo o que é considerado saque calamidade em momentos trágicos.
Leia mais: MEC Acaba de Anunciar Medidas Contra Racismo nas Escolas: Saiba Mais!
Saque calamidade
Essas situações abaixo configuram saque calamidade:
- Enchentes ou inundações graduais;
- Enxurradas ou inundações bruscas;
- Alagamentos;
- Inundações litorâneas provocadas pela brusca invasão do mar;
- Precipitações de granizos;
- Vendavais ou tempestades;
- Vendavais muito intensos ou ciclones extratropicais;
- Vendavais extremamente intensos, furacões, tufões ou ciclones tropicais;
- Tornados e trombas d’água;
- Desastre decorrente do rompimento ou colapso de barragens que ocasione movimento de massa, com danos a unidades residenciais.
Por fim, confira abaixo o calendário de pagamento do Bolsa Família para famílias de baixa renda de todo o Brasil.
Leia mais: ALERTA VERMELHO – Chuvas no Rio Grande do Sul deixa cidades destruídas e pessoas mortas
Calendário de pagamento do Bolsa Família

Veja Também: como está a situação do Rio Grande do Sul!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!