Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Lei do Superendividamento: alívio financeiro para aposentados endividado

Lei do Superendividamento favorece aposentados em dificuldades financeiras. Veja a seguir como funciona e quem pode se beneficiar!

0

Com o crescente problema de superendividamento no Brasil, especialmente entre os aposentados que dependem unicamente do salário mínimo do INSS, um feixe de luz parece despontar no horizonte. Um dispositivo legal, conhecido como Lei do Superendividamento, possibilita a renegociação de dívidas, assim criando um alívio financeiro para aqueles em situação de vulnerabilidade.

Pessoas na terceira idade, pensionistas e beneficiários do BPC/LOAS são alguns dos grupos que podem ser beneficiados por essa lei. É fundamental salientar, contudo, que cada caso tem suas particularidades e nem todos os tipos de dívidas estão abrangidos por esta lei.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp

Afinal, qual a função da Lei do Superendividamento?

Alívio financeiro para aposentados endividado. (Fonte: Edição/Jornal JF)
Alívio financeiro para aposentados endividado. (Fonte: Edição/Jornal JF)

A Lei do Superendividamento foi criada visando proteger indivíduos e famílias que se encontram numa situação financeira crítica. Na prática, ela estabelece regras para a renegociação dos valores pendentes, permitindo uma sensível redução desse peso financeiro.

Leia mais: ÓTIMA NOTÍCIA: Salários dos Aposentados Receberão REAJUSTE de 10,68% – Confira os Detalhes Agora!

Entretanto, existe um critério claro para a utilização desta lei: a pessoa deve ser considerada superendividada, isto é, ter dívidas que excedam a sua renda mensal e que comprometem o seu próprio sustento e de seus dependentes.

Em quais situações o aposentado pode ser beneficiado?

A Lei do Superendividamento não se aplica a toda e qualquer dívida. Classifica-se como passível de renegociamento apenas os débitos relacionados ao consumo e que estejam vinculados a instituições financeiras.

Isso inclui, por exemplo, contas de serviços públicos atrasadas (água, luz, gás, telefone), boletos e carnês de consumo, empréstimos com bancos e instituições financeiras, crediários e parcelamentos em geral.

Leia mais: INSS SURPREENDE com valores de R$800 a R$5000 pagos de uma vez! Confira os detalhes e quem receberá

No entanto, dívidas contraídas de má-fé ou decorrentes de fraude, impostos e demais tributos, multas de trânsito, pensão alimentícia em atraso, financiamento imobiliário, crédito rural e gastos com produtos e serviços de luxo não são passíveis de renegociação.

Como funciona a renegociação dos débitos?

Para iniciar o processo de renegociação, o primeiro passo é procurar o Fórum, um advogado, a Defensoria Pública ou órgãos de defesa do consumidor, como o Procon. Posteriormente, elabora-se um plano de pagamento adequado à renda mensal do devedor e que garanta sua subsistência.

Leia mais: REVELADO: Folha de Pagamento de NOVEMBRO do INSS Vem com 2 Novidades – Prepare-se para Receber!

Claro, este plano deve ser construído dentro das regras, que limitam o prazo de quitação em até cinco anos e a prestação mensal do pagamento das dívidas em até 35% da renda do devedor.

Por fim, um ponto crucial é que a Lei do Superendividamento não isenta o débito, mas permite a retirada de juros abusivos e a renegociação para parcelas adaptadas à condição econômica do indivíduo.

Leia mais: Saiu no Diário Oficial: Nova Portaria do INSS traz Grande Vitória para Segurados

Veja também:

ATENÇÃO: SAIU LISTA de QUEM será PERDOADO de suas DÍVIDAS do INSS + ÚLTIMAS NOTÍCIAS dos APOSENTADOS. (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.