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INSS vai liberar benefícios automaticamente – Entenda

Veja como o INSS libera benefício automático e os requisitos.

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O INSS libera benefício automático em um novo processo. Portanto, agora os segurados enviam os documentos digitalizados, e um médico perito avalia remotamente. Porém, se a documentação for insuficiente, uma perícia presencial pode ser solicitada para determinação da concessão do auxílio-doença.

Para os trabalhadores sem acesso à internet, as agências oferecem suporte para fazer o requerimento. No primeiro dia de disponibilidade, uma média de 375 pessoas buscaram esse serviço em todo o país. Vale lembrar que não é mais necessário fazer login no portal Gov.br para solicitar o auxílio-doença.

Além disso, os trabalhadores podem solicitar o auxílio doença por conta própria, usando o sistema Atestmed. No primeiro dia em que essa nova opção esteve disponível, houve um total de 5.767 pedidos. Veja como o INSS libera benefício automático. 

INSS libera benefício automático com a seguinte documentação      

INSS libera benefício automático sem perícia médica
INSS libera benefício automático sem perícia médica. (Fonte: Edição / Jornal JF).

O INSS libera benefício automático somente para o próprio beneficiário ou o seu representante legal. Porém, em ambas situações é preciso apresentar a documentação solicitada. Caso o pedido seja feito pelo próprio segurado, basta apresentar o seu CPF.

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Caso seja um representante legal, a pessoa deve ter os seguintes documentos:

  • Procuração pública  e Termo de Responsabilidade ou particular; 
  • Termo de representação legal (tutela, curatela ou termo de guarda);
  • Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.

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Novo formato de solicitação do auxílio doença       

Até então, para solicitar o auxílio doença, o segurado tinha que utilizar a conta Gov.br, nos níveis bronze, prata ou ouro. Mas com a mudança, vai funcionar da seguinte forma: 

  • O acesso será pela página inicial do Meu INSS, porém, sem necessidade de login e senha;
  • A autenticação dos usuários no Meu INSS será com a validação do nome completo e CPF a partir da base de dados da Receita Federal;
  • Além disso, a portaria do INSS e do MPS autoriza que os servidores das agências do INSS também auxiliem os segurados sem acesso à internet, afinal, os níveis de segurança do sistema do Governo Federal com uso de login e senha serão dispensados;
  • Quem recorrer ao site ou ao aplicativo Meu INSS já vai encontrar as mudanças. Mas o serviço presencial será via agendamento. As datas, porém, não foram divulgadas. 

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Passo a passo de solicitação

Veja o passo a passo para solicitar o auxílio doença do INSS:

  • Acesse o Meu INSS pelo site ou pelo aplicativo para Android e iOS;
  • Na página inicial, selecione “Pedir benefício por incapacidade”;
  • Agora preencha com nome, CPF e data de nascimento;
  • Marque a opção “Não sou um robô” e continue;
  • Selecione “Benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença), leia as informações e clique em “ciente”;
  • Vai aparecer a seguinte informação: “Se você tem documento médico (laudo, relatório ou atestado), pode fazer a perícia sem sair de casa. A análise documental a distância é bem mais rápida, pois não depende de vagas em agências, já que você não precisa ir ao INSS”. Selecione “Avançar”;
  • Confira os dados que vão aparecer na tela e selecione se foi acidente de trabalho ou não. Porém, atenção: benefício por acidente de trabalho ainda não está habilitado para o uso do Atestmed;
  • Em seguida virá a seguinte a orientação do que deve constar no atestado médico ou odontológico: nome do profissional CRM/CRO/RMS, identificação da doença e prazo de afastamento;
  • Anexe os documentos clicando no símbolo +; 
  • Clique em avançar, leia as informações e em avançar/finalizar para enviar o pedido.

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