Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

INSS vai antecipar aposentadoria deste grupo de pessoas em 2024 – Veja como irá funcionar

A partir de 2024, sete novas profissões foram incluídas no direito da aposentadoria antecipada.

0

Como sabemos, no Brasil para um trabalhador se aposentar ele precisa seguir alguns critérios do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS). De modo geral, para as mulheres com 62 anos e homens com 65 anos, e terem pelo menos 15 anos de contribuição.

Dessa forma, a antecipação da aposentadoria especial pode ser antecipada e essa é uma medida que possibilita que certos grupos de trabalhadores se aposentem antes da idade mínima exigida por lei.

Essa modalidade leva em consideração o tempo de contribuição dos trabalhadores ao INSS, bem como a exposição desses indivíduos a agentes nocivos durante sua atividade laboral. Conheça quais os grupo de trabalhadores que fazem parte da aposentadoria do INSS.

O que é e quem tem direito a aposentadoria antecipada INSS

Aposentadoria antecipada INSS (Fonte: Edição/ Jornal JF)
Aposentadoria antecipada INSS (Fonte: Edição/ Jornal JF)

Para ser considerado apto a ter uma aposentadoria antecipada o trabalhador precisa seguir alguns requisitos como estar com pelo menos 55 anos de idade e ter trabalhado em atividade que seja exposta a agentes nocivos, dessa forma o beneficiário terá direito a uma aposentadoria especial.

Leia mais: Calendário de Pagamento do 13º Salário é anunciado pelo INSS

Contudo, essa modalidade quando é oferecida pelo INSS deve seguir algumas condições, por exemplo, que o trabalhador tenha feito pelo menos 180 contribuições. Sendo assim, sete grupos de profissões dão direito a aposentadoria especial, são elas:

  • Aeroviários,
  • Enfermeiro,
  • Médico,
  • Dentista,
  • Químico industrial,
  • Jornalista,
  • Motorista de ônibus

É importante ressaltar também que só sendo profissional da área não garante o direito de aposentadoria especial, mas sim o grau de exposição que a profissão, durante o exercício das atividades, expôs o trabalhador.

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Detalhes da aposentadoria especial

Outro fator necessário para fazer o requerimento, o profissional deve apresentar Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), esse é um documento que comprova a exposição a agentes nocivos durante a atividade laboral.

Leia mais: DESASTRE BRASILEIRO: Produtividade sem perspectiva de MELHORAR

Dessa forma, esse documento traz informações sobre os dados informados pela empresa e as condições dos profissionais, como as condições de trabalhos e o quanto é prejudicial para a saúde do trabalhador. Além disso, esse laudo é obtido pelo médico ou engenheiro de segurança do trabalho.

Portanto, vale ressaltar que o profissional tenha trabalhado por 15 e 25 anos, A emissão do documento se tornou obrigatória a partir do dia 01/01/2023. E esse documento só pode ser feito pela internet.

Como requerer a aposentadoria antecipada

O processo para requerimento do direito a aposentadoria especial é feito pelo aplicativo Meu INSS. É importante preencher e anexar todos os dados solicitado. Dessa forma, a entidade analisa os documentos para verificar se trabalhador atende todas as condições para antecipação da aposentadoria.

Leia mais: Governo pode vetar o fim das saidinhas se projeto for aprovado no Congresso- Veja

Vale lembrar que o beneficiário deve ficar atento às atualizações do requerimento sobre a aposentadoria especial.

Reforma trabalhista

Com a Reforma Trabalhista de 2019, àqueles que já haviam cumpridos todas as condições do requerimento, e ainda não haviam iniciado o pedido do benefício, esses trabalhadores precisam apenas cumprir exigências anteriores a Reforma.

Leia mais: Polêmica na Mídia: Repórter Critica Paolla Oliveira Chamando-a de ‘Gorda’ e Revela Experiência Pessoal

Atualmente ficou bem mais rigoroso conseguir esse benefício, sendo assim, é preciso que o trabalhador fique atento ao juntar todos os documentos necessários para ter direito a aposentadoria antecipada. Além, disso, trabalhadores expostos à periculosidade também podem ter direito a aposentadoria antecipada.

Veja Também: MELHOR NOTÍCIA do ANO INSS – POR essa NINGUÉM ESPERAVA – ATENÇÃO APOSENTADOS e PENSIONISTAS

MELHOR NOTÍCIA do ANO INSS – POR essa NINGUÉM ESPERAVA – ATENÇÃO APOSENTADOS e PENSIONISTAS (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.