Milhares de brasileiros encontram-se preocupados com decisão recente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), uma vez que esta pode afetar o bolso de milhares, se não milhões, de brasileiros.
O funcionamento do INSS garante sobrevivência e sustento a milhões de famílias em nosso país, e é por isso que uma decisão como esta preocupa tantos.
Veja aqui:
- INSS pede ao STF para que suspenda processos;
- O que pode mudar com esta decisão do INSS?
- INSS não teria dinheiro para pagar os processos
INSS pede ao STF para que suspenda processos;
Desde que foi aprovada em 2022, a Revisão da Vida Toda vem dando o que falar. O processo, que promete liberar valores consideráveis a milhares de aposentados e pensionistas do INSS, vem recebendo ataques e pedidos de suspensão por parte do próprio INSS.
Leia em seguida: Empréstimo consignado: Como funciona e como posso solicitar?
O antagonismo da autarquia representa um temor entre os responsável pelo INSS, uma vez que, supostamente, o pagamento dos processos de revisão, especialmente aqueles em que há valores retroativos, poderia custar demais aos cofres públicos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
O que pode mudar com esta decisão do INSS?
A revisão da vida toda permite a aposentados, pensionistas e outros beneficiários do instituto que entrem com ação judicial contra o mesmo para incluir no cálculo médio das aposentadorias algumas contribuições prévias ao ano de 1994.
Leia em seguida: Auxílio-doença INSS 2023: Entenda as regras, valor e quem tem direito
Dessa forma, com a inclusão destes novos valores, muitos beneficiários da autarquia poderiam receber mais, todos os meses.
Assim o pedido do órgão para que processos sejam suspensos ou não sejam pagos funciona como um atraso para este baque que receberão nossos cofres públicos.
INSS não teria dinheiro para pagar os processos
De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Economia, ainda na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, o pagamento dos processos de Revisão poderiam custar mais de R$ 360 bilhões aos cofres públicos, isso durante os próximos 15 anos.
Leia em seguida: Fraude no INSS: Descubra o Esquema que Enganou Milhares e Saiba Como se Proteger
Assim os pedidos do INSS para que processos, acórdãos e pagamentos sejam suspensos trata-se de uma estratégia contra o desembolso desses valores no futuro próximo.
Veja o vídeo: Surpresa na sua conta! Veja quem são os beneficiários do INSS que vão receber grana no dia 18!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!