Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

INSS Reformula o Auxílio-Doença: O Que Você Precisa Saber

Confira tudo que você precisa saber com relação ao auxílio doença e também como solicitar sem precisar passar pela perícia. Veja!

0

Desde a sua introdução na Previdência Social, o auxílio doença se tornou um garantidor para os contribuintes que, enquanto trabalham, se preocupavam caso precisasse parar por razões de saúde. Todavia, durante a pandemia da Covid-19, o INSS entendeu que algumas medidas deviam mudar.

Destaca-se que, desde sempre, os contribuintes que desejam requerer o auxílio doença precisavam ir pessoalmente até uma das agências do INSS para fazer a perícia médica e realizar a solicitação. E ainda, por vezes, precisavam voltar mais de uma vez.

Em razão de sua própria natureza, fazer com que os contribuintes se deslocassem doentes até uma agência, por exemplo, durante a pandemia da Covid-19, gerou muitos problemas. Então, veja a seguir as novas mudanças com relação ao auxílio doença. Leia na íntegra.

Entenda as razões para a mudança nas regras do auxílio doença!

Veja as novas atualizações com relação ao auxílio doença e aprenda como solicitar o benefício. (Fonte: Edição / Jornal JF)
Veja as novas atualizações com relação ao auxílio doença e aprenda como solicitar o benefício. (Fonte: Edição / Jornal JF)

De forma resumida, como falamos em nossa introdução, o auxílio doença é um benefício concedido pela Previdência Social que foi criado para ajudar aqueles que passavam por alguma doença, por vezes, a doença grave convertia o auxílio doença para a aposentadoria por invalidez.

No entanto, durante a pandemia da Covid-19, muitos aposentados se depararam com filas enormes de pedidos para requerer o benefício, além da suspensão das perícias em razão da pandemia. Ou seja, o INSS se deparou com um cenário jamais visto, e a importância dos procedimentos digitais.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Destarte, o INSS passou a realizar a maioria dos procedimentos através da plataforma ou aplicativo Meu INSS. Inclusive, em 2023, é possível realizar praticamente todos os procedimentos sem nem precisar sair de casa para ir até uma agência, gerando mais segurança e mais resultados para os aposentados.

No entanto, as regras quanto ao auxílio doença, também chamado de auxílio por incapacidade também precisavam mudar e mudaram. E assim, desde 21 de julho de 2023 se tornou digitalizado, sem precisar de perícia médica presencial e o prazo para a concessão pelo sistema Atestmed será de até 180 dias, podendo ter adicional de 15 dias em requerimentos indeferidos.

Leia mais: URGENTE: Calendário INSS de Setembro Revelado: Datas de Pagamento – Consulte Agora aqui!

No caso das incapacidades decorrentes de acidentes, o processo também deve ocorrer por meio de análise documental, sendo indispensável a apresentação do Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), emitido pelo empregador.

E quais documentos precisam ser apresentados na plataforma?

Em regra, para ter acesso ao auxílio doença sem precisar de perícia médica, o segurado deverá apresentar:

Leia mais: URGENTE: Calendário INSS de Setembro Revelado: Datas de Pagamento – Consulte Agora aqui!

  • Nome completo;
  • Data de emissão do documento (não pode ultrapassar 90 dias da solicitação);
  • Código da Classificação Internacional de Doenças (CID) ou diagnóstico por extenso;
  • Identificação e assinatura do profissional responsável pela emissão do laudo, além do seu registro no conselho de classe;
  • Data de início do repouso ou afastamento;
  • Prazo estimado para repouso.

Leia mais: IMPACTANTE: INSS Anuncia Lista de ATRASADOS! Veja Quem Vai Receber – Consulte a Lista.

Todavia, a documentação apresentada deve estar legível e livre de rasuras. E assim, basta enviar todos os documentos através da plataforma Meu INSS. No entanto, aqueles que já estavam na fila para a realização da perícia médica podem optar pelo envio dos documentos, desde que a data do procedimento esteja 30 dias ou mais adiante da data de solicitação.

Dona de casa pode solicitar auxílio doença?

Embora muitas não saibam, a dona de casa, assim como qualquer outro segurado do INSS, também tem direito ao auxílio doença. Nesse sentido, o auxílio doença é concedido pela Previdência Social para a dona de casa que ficar incapacitada por 15 dias, desde que cumpra os demais requisitos.

Leia mais: EXCLUSIVO: Saia das Dívidas AGORA com Anúncio Surpresa do INSS! Veja Quem Pode Beneficiar

Em suma, o auxílio doença é um dos benefícios mais importantes da Previdência Social, visto sua razão em dar uma ajuda financeira aos contribuintes que, por ventura, estão incapazes para continuar praticando suas atividades de trabalho!

Veja também:

INSS SAIU AGORA: Finalmente Aposentados receberão NOVOS BENEFÍCIOS vão ser PAGOS de forma AUTOMÁTICA. (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.