O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enviou notificações para mais de três milhões de segurados, incluindo aposentados e pensionistas, que ainda não realizaram a prova de vida INSS. Outros 1,2 milhão de pessoas receberam o aviso no dia 1 de fevereiro. Portanto, ao todo, o órgão está convocando 4.351.557 cidadãos para atualizarem seus cadastros, pois não há informações desses segurados nos bancos de dados oficiais do governo.
Todos os segurados que receberam o aviso nasceram entre janeiro e março e devem comprovar sua existência para manter a continuidade dos benefícios pagos pelo INSS, já que estão há 12 meses ou mais sem realizar a prova de vida. A notificação é por meio do aplicativo Meu INSS, pela Central 135 ou por notificação bancária, informando que a prova de vida ainda não concluiu-se. Saiba mais.
Notificação prova de vida INSS
Os segurados que receberem a convocação devem procurar o INSS ou a rede bancária onde recebem o benefício para realizar a prova de vida INSS. Após 60 dias do recebimento do aviso, se a comprovação não estiver pronta, haverá o corte do benefício. Mas durante esse período, o segurado também pode efetuar a atualização cadastral pelo aplicativo e pelo site Meu INSS.
Se optar pela internet, não basta apenas acessar o Meu INSS, é preciso clicar na aba “Prova de Vida”, localizada em “Outros Serviços”. Mas se fizer o procedimento presencialmente, é preciso levar os documentos pessoais ao banco ou à agência do INSS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO JORNAL JF pelo WhatsApp
O que vale como comprovante da prova de vida INSS?
- Acessar o aplicativo Meu INSS ou apps certificados
- Atendimento em Agência da Previdência Social
- Receber pagamento de benefício com biometria
- Fazer empréstimo consignado com biometria
- Fazer atualizações no Cadastro Único (CadÚnico)
- Realizar a prova de vida presencialmente em agências bancárias e unidades do INSS;
- Qualquer procedimento que atualize os dados dos beneficiários nos sistemas do governo.
E se o benefício for bloqueado? O que fazer?
O benefício tem o bloqueio se o cidadão depois da notificação não comprovar que está vivo nos 60 dias de prazo concedido ou se o endereço cadastrado nas bases de dados do INSS for insuficiente para localizá-lo na pesquisa externa. Nesses casos, a pessoa recebe outro aviso, e o benefício tem o bloqueio por 30 dias. Durante esse período, ela ainda pode realizar a prova de vida no banco, utilizando a biometria dos caixas eletrônicos, ou indo presencialmente a uma unidade do INSS.
Leia mais: Como conseguir um cartão de crédito para negativado? Passo a passo completo
O segurado corre risco de ter o corte do benefício?
Se o beneficiário não comparecer ao banco ou a uma agência do INSS nos 30 dias restantes, o benefício será suspenso. Mas após seis meses de suspensão, o pagamento INSS não ocorrerá mais.
Mudanças da prova de vida INSS
Anteriormente, a prova de vida INSS ocorria anualmente nas instituições financeiras pagadoras de benefícios, sendo um processo presencial com apresentação de documento de identificação com foto a um funcionário ou realizado por biometria nos terminais de autoatendimento. Porém, desde 2020, os segurados também têm a opção de realizar a prova de vida por biometria facial, utilizando a câmera do celular por meio do aplicativo Meu INSS.
Leia mais: Calendário Abono Salarial PIS/Pasep 2024 está para começar
As modificações são porque, desde 2023, o recenseamento passou a ser por meio do cruzamento de dados que constam dos cadastros do próprio governo e de seus parceiros. A suspensão da prova de vida INSS foi definida ainda no governo de Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente. De acordo com as novas regras, o INSS recebe esses dados de órgãos parceiros e os compara com as informações que já estão cadastradas em sua base.
Leia mais: Pagamentos do 13º Salário do INSS podem ser antecipados!
Funcionário público
Para os servidores públicos federais inativos e pensionistas da União, a prova de vida INSS é exclusivamente nos aplicativos Sougov.br e Gov.br, ou na agência bancária onde o pagamento é efetuado. Este procedimento deve ocorrer no mês de aniversário do servidor ou beneficiário.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!