A pandemia de Covid-19 teve grande impacto no convívio social. Por determinado período, as pessoas tiveram de se isolar, pois sair de casa representava grande risco de contágio. Contudo, a mudança também levou a um impacto econômico nas famílias, pois muitas pessoas acabaram perdendo seus empregos ou tiveram sua carga de trabalho reduzida.
Os benefícios do INSS, por outro lado, não passaram por redução, e muitas desses idosos, passaram a ser a principal fonte de renda das famílias. Na tentativa de amenizar os impactos causados pela pandemia, o Governo antecipou o pagamento do abono natalino para o primeiro semestre daquele ano.
Por mais que a pandemia tenha passado, ainda é possível sentir os efeitos dela. Por isso, em 2024, mais uma vez antecipou-se o pagamento do 13º salário do INSS, em abril e maio (1º e 2ª parcela, respectivamente).
13º Salário do INSS em 2024: Impactos Econômicos
Antecipar o 13º salário do INSS sempre levanta discussões, pois algumas pessoas afirmam que a mesma contribui para o financeiro dos beneficiários e outras já acreditam que a medida não é uma boa ideia, visto que não vai haver nenhum pagamento no final do ano.
De qualquer forma, o INSS finalizou os pagamentos do abono natalino nos meses citados, junto com o salário de benefício. O 13º salário do INSS é pago a quem recebe aposentadorias, pensão por morte, auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-reclusão e auxílio-acidente.
O Benefício de Prestação Continuada, por sua vez, infelizmente, não tem direito ao pagamento, pois se trata de benefício assistencial.
Quem Fica de Fora da Antecipação?
Porém, há quem ainda não recebeu nenhuma parcela do abono natalino em conta, quando ocorreu a antecipação. Estás pessoas são os novos beneficiários do INSS que tiveram o benefício concedido pelo instituto após a antecipação, sendo assim, não houve tempo hábil de incluí-las no pagamento do décimo terceiro.
Sendo assim, esses beneficiários receberão o valor do 13º salário do INSS em novembro, em parcela única, com valor proporcional ao tempo em que recebem o seu benefício. A informação foi divulgada pelo próprio INSS:
“O INSS informa que o 13º dos segurados que tiveram o benefício concedido após a antecipação da gratificação natalina será pago juntamente com o pagamento da folha de novembro/2024 (calendário que se inicia em 25/11/2024 e vai até 06/12/2024) ou no mês da cessação do benefício, se for antes de dezembro/2024.”
Como Saber se Você Receberá o 13º Salário em Novembro?
Para os que não foram inclusos no pagamento da antecipação do 13º salário o INSS, é esperado que o mesmo ocorra em novembro. Para se manter a par de todas as atualizações nos pagamentos do INSS e outras novidades, os beneficiários podem:
- Verificar o site oficial do INSS
- O aplicativo “Meu INSS”
- Ou os meus canais no YouTube e Instagram: João Financeira (@joaofinanceiraoficial)
Desta forma, basta aguardar o mês de novembro para receber a parcela no lote extra liberado pelo INSS.