Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

INSS emitiu nota sobre a suspensão de benefícios até o final do ano – Confira como fica a prova de vida

Descubra o que vai acontecer com as aposentadorias, pensões e outros benefícios em 2024! INSS emitiu nota sobre bloqueio.

0

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) emitiu nota sobre a suspensão de aposentadorias e outros benefícios até o final de 2024. No que tange a prova de vida INSS, muitas dúvidas ainda pairavam no ar com relação a possíveis bloqueios em 2024.

No ano passado, a prova de vida passou por diversas mudanças, inclusive, sendo a mais drástica dela, a ausência da necessidade do segurado ir até uma agência para realizar o procedimento, se tornando o próprio instituto responsável pelo procedimento.

Então, veja a seguir tudo o que muda na prova de vida INSS em 2024. Leia na íntegra!

Do que se trata a prova de vida INSS?

Descubra as mudanças trazidas com a prova de vida INSS. (Fonte: Edição / Jornal JF)
Descubra as mudanças trazidas com a prova de vida INSS. (Fonte: Reprodução Google)

Para entender sobre os bloqueios dos benefícios, precisamos explicar sobre o que é a prova de vida. E como o próprio nome diz, trata-se de um procedimento realizado para comprovar que uma pessoa está viva e que pode, assim, continuar recebendo sua aposentadoria.

Nesse sentido, a prova de vida foi criada tanto para ajudar a evitar fraudes no sistema, quanto para ajudar a entender se determinado aposentado ainda precisa continuar recebendo sua aposentadoria ou outro benefício, já que com o óbito, esse benefício pode ser cessado.

Boa notícia: Empresas de cartão de crédito estão investindo em novo produto que traz mudanças na forma de pagamento e taxas de juros

No entanto, antes da atual portaria previdenciária estar em vigor, o titular do benefício previdenciário precisava se dirigir pessoalmente para realizar a prova de vida. Ou seja, aposentados, e beneficiários de benefícios como o BPC precisavam ir até uma agência fazer o procedimento.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Entretanto, desde o ano passado, o Governo Federal e o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) entenderam que o procedimento deveria se tornar mais automatizado e funcional para facilitar a vida deste contribuinte.

Quais foram as mudanças com a prova de vida em 2023?

No ano passado, 2023, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) passou a realizar a prova de vida de forma automática. E assim, o instituto começou a utilizar um sistema de cruzamento de dados em diferentes lugares.

Leia em seguida: Quem tem carteira assinada pode receber o Bolsa Família em 2024? Confira as regras do benefício

Esse sistema de cruzamento de dados traz diversas ações dos segurados, registradas ao longo do ano, nos diferentes bancos de dados dos parceiros. Por exemplo, se o aposentado tiver comparecido a um hospital do Sistema Único de Saúde (SUS), conta como prova.

Descubra o que muda com a prova de vida INSS em 2024

Para a surpresa de muitos aposentados, o INSS suspendeu o bloqueio de aposentadorias por falta da realização da prova de vida até o fim do ano. Inclusive, o prazo de renovação do benefício, de dez meses, vai passar a contar da última atualização e não da data de aniversário do beneficiário.

Leia em seguida: INSS fechou parceria com os Correios e procedimentos para solicitar benefício vai mudar no dia 20 de março- Confira

No entanto, é preciso lembrar que, a realização da prova de vida segue sendo muito importante, visto que ela demonstra a necessidade do segurado continuar recebendo sua aposentadoria ou outro benefício. Inclusive, a não realização atual, diz respeito a falta de localização de dados.

Essa sempre foi uma preocupação dos aposentados, no entanto, vale dizer que, na ausência de dados, o segurado é notificado pelo app Meu INSS ou pela Central 135. E também recebe notificações através das instituições financeiras, ou seja, o benefício não é e nem pode ser bloqueado de imediato!

Leia em seguida: Mudanças nos Pagamentos do INSS em 2024: O Que Lula Anunciou e Como Isso Afeta os Beneficiários!

Inclusive, pois, se o benefício fosse bloqueado sem uma defesa do aposentado, o INSS estaria indo contra o direito do aposentado de comprovar está vivo e a sua necessidade em continuar recebendo sua aposentadoria.

Em suma, mais uma vez, ainda que não haja o bloqueio das aposentadorias, a realização do procedimento segue sendo importante e necessária. E quaisquer dúvidas quanto a dados incorretos ou não localizados, basta entrar em contato com o instituto!

Veja também: INSS COMUNICA: 13 salário terá PAGAMENTOS BLOQUEADOS

ATENÇÃO: INSS COMUNICA: 13 salário terá PAGAMENTOS BLOQUEADOS (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.