Cerca de 75 mil aposentados e pensionistas do INSS têm direito de receber R$ 1,2 bilhão. Esse valor representa indenizações relacionadas a ações deferidas pelos Tribunais Regionais Federais contra o Instituto Nacional do Seguro Social. Mas, afinal, como receber os atrasados do INSS?
Essa é a pergunta que muitos beneficiários devem estar se fazendo no momento. Para saber como consultar os valores e como recebê-los, continue lendo nosso artigo para ficar por dentro de todos os detalhes sobre o assunto.
Quem tem direito aos valores atrasados do INSS?
A justiça liberou R$ 1,2 bilhão para mais de 75 mil aposentados e pensionistas do INSS que recorreram aos Tribunais Regionais Federais (TRFs) e ganharam a ação contra o Instituto Nacional do Seguro Social em janeiro deste ano.
Leia mais: Descubra tudo sobre o FGTS Futuro e como ele pode ser a chave para realizar o sonho da casa própria!
Dentre esses beneficiários do INSS, estão cidadãos do país todo, que terão a oportunidade de receber indenizações referentes aos benefícios atrasados. Portanto, não são todos os aposentados e pensionistas que têm direito aos valores.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA pelo WhatsApp
Como consultar os atrasados do INSS?
Para consultar os valores dos atrasados do INSS, basta acessar o site oficial do TRF do estado do beneficiário. Lembrando que os Tribunais Regionais Federais são divididos por região. Por exemplo, o TRF-1 engloba os estados: MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO, AP e DF.
Leia mais: Beneficiários Selecionados Recebem Pagamento Extra em Fevereiro – Descubra se Você Está Incluído!
No momento da consulta, o aposentado ou pensionista deve ter em mãos o CPF, o registro da RPV (Requisições de Pequeno Valor), o processo de origem e a requisição ou o número da OAB do advogado.
Dessa forma, o segurado do INSS conseguirá saber os valores a receber e data de liberação do dinheiro. Assim, poderá se organizar para fazer o saque e utilizar o montante da melhor forma possível.
Como receber os atrasados do INSS?
Afinal, como receber os atrasados do INSS? Os valores serão depositados em uma conta bancária criada pelo TRF-2 no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal. Os dados bancários serão disponibilizados no momento da consulta e os beneficiários poderão sacar o dinheiro após a sua liberação.
Vale destacar que os herdeiros de aposentados e pensionistas do INSS falecidos também têm o direito de receber os atrasados. Para isso, é necessário comprovar o vínculo de parentesco com o beneficiário.
Veja Também: Descubra se a primeira parcela do 13º Salário 2024 foi depositada pelos bancos
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!