O governo acabou de anunciar uma surpresa incrível para os beneficiários do INSS: um pagamento extra está a caminho! Este valor será depositado exclusivamente em novembro para beneficiários que possuem direito. Mas atenção! Apenas cinco grupos específicos de beneficiários serão contemplados com esse depósito. Quer saber mais detalhes sobre essa oportunidade única de ganhar um dinheiro extra em novembro? Continue acompanhando!
Após o encerramento dos repasses do 13º salário do INSS no primeiro semestre do ano, muitos beneficiários que tiveram o pagamento do instituto concedido apenas após abril (início dos repasses) não receberam os valores. Isso levantou dúvidas entre eles sobre se teriam o adicional em conta ainda em 2024 ou não. A antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS havia sido sancionada pelo presidente em março.
Quem Tem Direito ao Pagamento do 13º Salário do INSS?
Os primeiros pagamentos ocorreram entre os meses de abril e maio em todo o país, em duas parcelas. Veja a seguir como ficará o pagamento daqueles que não receberam os valores com a antecipação. O benefício do 13º salário é pago a aposentados, pensionistas e pessoas que recebem, ao longo de 2024, benefícios temporários, como auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão. Nessas situações, o valor é proporcional ao tempo de recebimento do benefício.
Quem recebe salário-maternidade também pode receber o 13º proporcional. Porém, ele é devido junto com a última parcela do benefício. Já quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC) ao idoso e à pessoa com deficiência não tem direito ao valor adicional.
Antecipação do Pagamento do 13º Salário do INSS
O pagamento do 13º salário vem sendo antecipado desde 2020, quando estourou a pandemia de Covid! Assim, esse é o quinto ano consecutivo que os segurados do INSS receberam o décimo terceiro antes das datas tradicionais, em agosto e em dezembro. No entanto, em 2024 o Governo afirmou que a medida foi reimplementada na tentativa de injetar dinheiro na economia, que estava em queda acentuada. Assim, foi possível injetar R$ 67,6 bilhões, segundo o Ministério da Previdência.
Mas, o que vai acontecer então com quem não recebeu os valores no primeiro semestre? Por lei, o 13º salário deve ser pago a todos os beneficiários. Existe até um orçamento pré-estipulado que abrange o depósito desses valores. Assim, o pagamento é certo de ocorrer, basta conferir a seguir quando o mesmo vai cair na sua conta.
Como Saber se Você Tem Direito ao Pagamento Extra do INSS?
Por fim, quem não recebeu o pagamento do 13º salário entre os meses de abril e maio, pois teve o benefício concedido pelo INSS apenas após abril, receberá o benefício no fim desse ano! Nossa equipe entrou em contato com o instituto e, segundo o mesmo, “o 13º dos segurados que tiveram o benefício concedido após a antecipação da gratificação natalina será pago juntamente com o pagamento da folha de novembro/2024 (calendário que se inicia em 15/11/2024 e vai até 06/12/2024) ou no mês da cessão do benefício, se for antes de dezembro/2024”.
Ou seja, o pagamento vai ocorrer até o fim do ano, basta aguardar até que os valores caiam em conta. É interessante ressaltar que os valores são proporcionais ao salário, divididos pelo mês de recebimento do benefício do INSS!
Pagamentos Antecipados do INSS: Quem Vai Receber?
É importante destacar que apenas os cinco grupos específicos mencionados anteriormente terão direito ao pagamento extra. Se você se enquadra nesses grupos, fique atento às datas de pagamento e garanta que sua documentação e informações estão atualizadas no sistema do INSS.
- Aposentados
- Pensionistas
- Beneficiários de auxílio por incapacidade temporária
- Beneficiários de auxílio-reclusão
- Beneficiários de salário-maternidade proporcional
Agora que você sabe quem tem direito ao pagamento extra do INSS em novembro, organize-se e fique de olho na sua conta bancária para não perder essa oportunidade única de receber um dinheiro adicional. Para mais informações, continue acompanhando nossas atualizações e mantenha-se bem informado sobre os seus direitos como beneficiário do INSS.