Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que aguardavam ansiosamente pelo pagamento de atrasados, revisões e reajustes podem respirar aliviados. Recentemente, o Conselho da Justiça Federal (CJF) liberou um montante de mais de R$ 2,3 bilhões, beneficiando milhares de pessoas em todo o Brasil.
A decisão é uma resposta à demanda de mais de 88 mil processos, que envolvem aproximadamente 250 mil segurados e beneficiários de aposentadorias e outros benefícios do INSS. O valor dos pagamentos varia, chegando a um teto máximo de R$ 78.120,00, equivalente a 60 salários mínimos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Quem tem direito aos atrasados do INSS e como consultar?
Os pagamentos são direcionados a pessoas que possuem ações judiciais relacionadas a reajustes e revisões dos benefícios do INSS. Vale ressaltar que a liberação dos recursos acontece de acordo com cronogramas próprios dos Tribunais Regionais Federais (TRFs) responsáveis por cada região do país.
Para saber se você está entre os contemplados, é possível entrar em contato com o advogado responsável pela sua ação ou checar diretamente na página do TRF correspondente à sua localidade. Abaixo, confira a lista com os cinco TRFs e seus respectivos estados e sites para consulta:
Leia mais: INSS: Decisão afeta bolso dos segurados; Confira
- TRF da 1º Região: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Tocantins. Sede: Brasília (DF). Site para consulta: portal.trf1.jus.br/
- TRF da 2º Região: Espírito Santo e Rio de Janeiro. Sede: Rio de Janeiro (RJ). Site para consulta: 10.trf2.jus.br/
- TRF da 3º Região: Mato Grosso do Sul e São Paulo. Sede: São Paulo (SP). Site para consulta: trf3.jus.br/
- TRF da 4º Região: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina. Sede: Porto Alegre (RS). Site para consulta: trf4.jus.br/
- TRF da 5º Região: Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe. Sede: Recife (PE). Site para consulta: trf5.jus.br/
Leia mais: Mudanças CONFIRMADAS no 13º salário do INSS; Veja como irá funcionar
Além dos atrasados, quais outras novidades no INSS?
Além da liberação dos atrasados mencionados, o INSS também passa por atualizações em outros aspectos, como no pagamento do 13º salário e na oferta de crédito pelo Caixa Tem. Para se manter atualizado sobre essas e outras novidades do INSS, basta seguir canais especializados, como a João Financeira.
Assim, você garante que sempre terá acesso a informações relevantes e atualizadas, permitindo um maior controle sobre seus benefícios e direitos enquanto segurado do INSS. Portanto, não deixe de acompanhar esses canais e conferir se sua situação se enquadra nos critérios para receber os valores dos atrasados.
Leia mais: Aumento do Salário Mínimo Impacta Positivamente Aposentados e Pensionistas do INSS em 2023!
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!