Uma boa notícia para os beneficiários do INSS: o governo anunciou um pagamento extra para novembro! Este benefício será destinado a cinco grupos específicos que têm direito ao valor adicional.
Curioso para descobrir se você está entre os contemplados? Continue lendo para entender todos os detalhes sobre essa oportunidade única de receber um dinheiro extra neste fim de ano.
Quem são os beneficiários do INSS com direito ao pagamento extra?
Alguns beneficiários do INSS ficaram sem o 13º salário no primeiro semestre deste ano. Isso aconteceu porque aqueles que tiveram seus benefícios concedidos após abril não receberam a antecipação do valor.
O governo sancionou a antecipação do 13º salário em março, e os primeiros pagamentos foram feitos entre abril e maio. Agora, quem não recebeu na primeira rodada terá a chance de receber este valor em novembro.
Pagamento extra do INSS em novembro: Como funcionará?
A antecipação do 13º salário para os beneficiários do INSS começou em 2020 devido à pandemia de Covid-19. Desde então, tem sido uma prática anual para ajudar a movimentar a economia.
Em 2024, mais uma vez o pagamento foi antecipado. No entanto, quem teve o benefício concedido após o início dos pagamentos não recebeu o valor no primeiro semestre. Esses beneficiários agora têm a garantia de receber o pagamento extra em novembro.
Quando será o pagamento do 13º salário do INSS para aqueles que ainda não receberam?
De acordo com informações do INSS, quem teve o benefício aprovado após a antecipação do 13º salário receberá o valor junto ao pagamento de novembro de 2024. O cronograma de pagamentos vai de 25/11/2024 a 06/12/2024.
Se o benefício for concedido antes de dezembro, o pagamento do 13º salário também será feito naquele mês. Portanto, todos os beneficiários que ainda não receberam devem verificar suas contas entre o final de novembro e início de dezembro para garantir o valor.
Veja quem tem direito ao 13º salário:
- Beneficiários de aposentadorias
- Pensionistas
- Pessoas que recebem auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão
- Receptores de salário-maternidade, com o pagamento sendo feito junto à última parcela do benefício
Importante ressaltar que os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ao idoso e à pessoa com deficiência não têm direito ao 13º salário.
Quais são as expectativas do governo com o pagamento extra?
Com a reimplementação da antecipação do 13º salário, o governo busca injetar dinheiro na economia e oferecer um alívio financeiro aos segurados do INSS. Em 2024, a medida injetou R$ 67,6 bilhões na economia.
Essa estratégia é crucial para apoiar o consumo e melhorar a circulação de dinheiro, especialmente em um momento em que muitas pessoas enfrentam dificuldades financeiras. Para quem recebe o benefício, é uma ajuda significativa neste fim de ano.
Resumo das mudanças no pagamento do 13º salário do INSS
Para facilitar a compreensão, veja um resumo das principais informações:
- A antecipação do 13º salário tem ocorrido desde 2020, devido à pandemia de Covid-19.
- Em 2024, foram injetados R$ 67,6 bilhões na economia com a antecipação do pagamento.
- Beneficiários que tiveram o benefício aprovado após abril receberão o pagamento em novembro.
- O pagamento será proporcionado ao tempo de recebimento do benefício.
Fique de olho no calendário de pagamento e não perca a oportunidade de verificar se você está entre os beneficiários que receberão o valor extra. É um apoio importante para encerrar o ano com tranquilidade financeira.