O número de aposentados e pensionistas registrados no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está em constante crescimento no Brasil. Atualmente, aproximadamente 39 milhões de segurados dependem integralmente de seus benefícios. Portanto, é crucial entender as mudanças na prova de vida, como o uso do SUS e votação, para não perder o benefício. Entenda a relação entre eles e saiba tudo sobre a prova de vida 2024.
O que é a prova de vida do INSS?

A prova de vida do INSS nada mais é do que uma comprovação legal responsável por deixar aposentados e pensionistas recebendo seus benefícios normalmente. Nesse sentido, essas pessoas precisam comprovar que estão vivas para continuar a receber o pagamento todo mês, sem nenhuma interrupção.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Como funciona a Prova de vida do INSS
A prova de vida do INSS sofreu algumas mudanças importantes que todos aposentados e pensionistas do INSS precisam saber. Sendo assim, confira abaixo as principais delas e como funciona a prova de vida do INSS em 2024:
- Beneficiários do INSS podem ir pessoalmente aos bancos fazer a prova de vida de forma voluntária. Portanto, não é mais obrigatório o procedimento;
- Como o procedimento acima não é mais uma exigência, a responsabilidade da prova de vida é do instituto em 2024;
- Até 31 de dezembro de 2024, a falta de comprovação da prova de vida dos beneficiários do INSS não vai acarretar no bloqueio ou perda do benefício.
Leia mais: Aposentados são enganados! Novo golpe prova de vida INSS choca a todos
O que serve como prova de vida em 2024
Como a responsabilidade da prova de vida agora é do INSS, ele vai receber dados cruzados de outros órgãos para averiguar cada situação. Sendo assim, veja abaixo o que serve como prova de vida em 2024:
- Solicitação do empréstimo consignado;
- Realização da perícia médica;
- Atualizações no Cadúnico, etc.
Mas não para por aí, 2 procedimentos serão imprescindíveis na comprovação da prova de vida, confira abaixo.
SUS e votação na Prova de Vida
Para comprovar a prova de vida em 2024, o Governo Federal e o INSS já disseram que vão utilizar dois artifícios muito importantes, a votação Eleitoral e o Sistema Único de Saúde (SUS).
Para aproveitar que estamos em ano de eleição, essa é uma ótima estratégia para contabilizar os beneficiários que estão vivos e poderão receber o benefício regularmente. Ademais, serão levadas em consideração o uso de vacinas, consultas médicas e outros atendimentos feito pelo SUS.
Veja também: saiba se você precisa fazer!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!