Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

INSS 2024: Mudança na Prova de Vida – Garanta o Pagamento do Benefício!

Mudanças na prova de vida INSS 2024 simplificam o processo para beneficiários.

0

Na era da tecnologia, a mudança na prova de vida do INSS em 2024 traz uma novidade significativa para os aposentados, garantindo o pagamento seguro de seus benefícios. A preocupação recorrente com o comparecimento presencial fica no passado, pois agora a prova de vida pode ser realizada de maneira mais acessível. 

Continue a leitura e saiba mais como está funcionando o procedimento no ano de 2024.

Como será feita a prova de vida do INSS em 2024?

Mudança na prova de vida do INSS visa facilitar vida do beneficiário. (Fonte: Edição/Jornal JF)
Mudança na prova de vida do INSS visa facilitar vida do beneficiário. (Fonte: Edição/Jornal JF)

Durante a pandemia de Covid-19, a prova de vida do INSS foi suspensa, retornando à obrigatoriedade em janeiro de 2022. 

No entanto, desde 2023, o INSS adotou medidas para facilitar a comprovação da existência do beneficiário. Em 2024, a prova de vida pode ser realizada sem a necessidade de visitar uma agência do INSS.

Leia mais: CadÚnico Libera Consulta De Valor Para O Auxílio Gás 2024; Saiba O Novo Valor!

Isso porque o instituto utiliza dados de diversos órgãos do Governo Federal para realizar a prova de vida, eliminando a obrigatoriedade do comparecimento presencial. Dessa maneira, o INSS cruza dados de: consultas médicas, vacinas, empréstimos consignados e até mesmo atualização documentos em órgãos públicos. 

Ou seja, ao realizar essas atividades, o INSS registra automaticamente que o segurado está vivo. Ao entrar no aplicativo Meu INSS pelo celular e confirmar a biometria, o beneficiário também contribui para a prova de vida feita pelo INSS.

CLIQUE AQUI e receba as principais notícias da JORNAL JF pelo WhatsApp

Prazo para atualizar dados e garantir prova de vida

Com as mudanças na prova de vida, o prazo para sua realização também foi modificado. Segundo a Portaria PRES/INSS n.º 1.408, de 2 de fevereiro de 2022, o INSS passou a conduzir a prova de vida no mês de aniversário do beneficiário, com um prazo de até 10 meses para comprovação da vida.

Leia mais: Hérnia de Disco Agora Entra nas Doenças do Auxílio-Doença do INSS em 2024: Saiba Como Solicitar

Caso o INSS não consiga realizar a prova de vida nesse prazo, o Instituto entra em contato para orientá-lo sobre os procedimentos disponíveis. 

Mesmo que o beneficiário enfrente dificuldades, o INSS busca soluções, podendo enviar um servidor à residência para realizar o procedimento e garantir a manutenção do benefício. 

Assim, manter os dados cadastrais atualizados pelo site ou aplicativo Meu INSS é fundamental para evitar transtornos.

Ainda pode fazer prova de vida na agência bancária?

Sim, ainda é possível. Por isso, ao optar por essa alternativa, é essencial escolher um caixa eletrônico que possua biometria para validar o procedimento. 

No entanto, é importante destacar que não é obrigatório realizar a prova de vida no caixa eletrônico ou em uma agência bancária sem a solicitação do INSS.

Leia mais: Receba moradia gratuita: BPC se une ao Minha Casa Minha Vida!

Resumidamente, o novo processo visa facilitar a vida dos aposentados, proporcionando opções mais acessíveis e evitando deslocamentos desnecessários.

Veja Também:

PROVA de VIDA INSS 2024 – LISTA de quem PRECISA FAZER e COMO FAZER agora em JANEIRO DE 2024 (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.