Morar sozinho com a economia atual e o valor do salário mínimo pode ser um verdadeiro desafio para muitas pessoas. Agora imagine como deve ser para aqueles que nem um salário mínimo conseguem tirar por mês!
Os gastos com alimentação cada vez maiores, contas de consumo básico, e as de consumo opcionais; se tiver um animal de estimação para fazer companhia, então, aí mesmo que a coisa piora. Ter alguém com quem dividir os gastos, não é a realidade de parte da população.
Com isso em vista, o Governo Federal tem implementado uma série de benefícios para os que vivem sozinhos a manter uma vida mais digna e menos onerosa. Há pouco, foram aprovados 5 novos benefícios específicos para pessoas que moram sozinhas. Confira a seguir quais são!
Benefícios para quem mora sozinho: lista
Bolsa Família
Em primeiro lugar temos o Bolsa Família como um programa de transferência direta de renda que busca proporcionar apoio a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Aos que moram sozinhos, estar incluso no Bolsa Família pode representar um grande apoio financeiro na compra de alimentos básicos e outros itens essenciais para a grande parte da população!
O benefício é calculado com base na renda per capita, assim, pessoas que moram sozinhas e tem renda mensal inferior ao estabelecido pelo programa, tem direito de se inscrever para receber os valores do auxílio!
Benefício de Prestação Continuada (BPC)
O BPC é outro benefício básico, que assim como o Bolsa Família, já tem longa data ajudando pessoas em situação de vulnerabilidade econômica a terem uma vida mais digna! Dessa forma, o BPC é destinado a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade que comprovem não ter meios de se sustentar.
Aos que moram sozinhos e se enquadram nos requisitos de pagamento do BPC, podem receber um salário mínimo após a velhice, ou deficiência permanente. Este benefício é capaz de proporcionar uma renda capaz de mudar a qualidade de vida de um indivíduo.
Dessa forma, o benefício não exige contribuição prévia à previdência social, servindo apenas para os que nunca tiveram uma carreira formal ou não contribuíram o suficiente.
Auxílio Gás
Outro apoio financeiro importante é o Auxílio Gás, também liberado pelo Governo Federal, e se destina a compra de um botijão de gás de 13 kg, onde o custo pode ser significativo no orçamento de quem mora sozinho.
Com valor médio de R$ 102, o benefício ameniza o impacto do custo do gás de cozinha, permitindo que o valor que sairia do bolso do beneficiário, possa ser destinado a outras necessidades essenciais, como alimentação e saúde.
Tarifa Social de Energia Elétrica
Outro benefício que o Governo Federal paga é a Tarifa Social de Energia Elétrica que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda.
Assim, quem mora sozinho e se encaixa nos requisitos de renda estabelecidos pelo programa pode solicitar este benefício, reduzindo consideravelmente os custos com a energia elétrica.
Vale ressaltar que os descontos variam conforme o consumo, no entanto, é uma ajuda importante para os que precisam economizar cada centavo.
Isenção em Concursos Públicos e ENEM
Por fim, buscando incentivar a educação e a busca por melhores oportunidades de trabalho, o Governo Federal concede a cidadãos de baixa renda a oportunidade de não pagar taxas de inscrições em concursos públicos e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No entanto, é preciso ter cadastro no CadÚnico para pleitar direito ao benefício.
Este, é essencial para os que vivem sozinhos e buscam melhores condições de qualificação profissional e, consequentemente, suas condições de vida. Em nosso blog, você pode encontrar matérias que explicam como se cadastrar em cada uma das oportunidades acima.