Sabe quanto um aposentado, pensionista, ou mesmo segurado pelo auxílio-doença do INSS pode receber? O pagamento de benefícios do INSS sempre levanta dúvidas entre os contribuintes, sobretudo aqueles que estão prestes a se aposentar.
Muitas pessoas, porém, já recorrem à previdência desacreditados quanto ao valor que poderão receber, já que, segundo o entendimento popular, é impossível receber conforme o teto do INSS!
No entanto, a seguir iremos explorar as possibilidades de pagamentos da autarquia, e como é possível receber o teto do RGPS! Por isso, continue conosco!
Qual o salário da previdência social?
Até quanto um aposentado do INSS pode receber de salário? Essa é sem dúvidas uma das perguntas que qualquer pessoa já se fez, ou ainda ira fazer! Porém, antes de adentrarmos esse assunto, é importante esclarecer que os pagamentos do INSS todos os anos passam por reajuste.

A medida ocorre para que os beneficiários não percam poder de compra tendo em vista as flutuações econômicas no país, e como estas impactam o custo médio de vida da população.
Assim, o piso salarial do INSS é corrigido conforme o salário mínimo nacional, o que responde parte da pergunta “quanto um aposentado do INSS pode receber de salário?”. Vale ressaltar, também, que a volta do presidente Lula ao poder foi marcada pela reimplementação do programa de valorização do salário mínimo, que reajusta o piso nacional com valores sempre acima da inflação.
O cálculo utiliza como referência a variação do INPC, e o PIB de dois anos anteriores. Caso queira ver a projeção do salário mínimo para 2025 que já foi divulgada, basta clicar aqui! Por fim, enquanto o piso da previdência segue o salário mínimo, outras aposentadoria com valores acima, são reajustadas apenas pela variação do INPC!
Qual o valor dos benefícios do INSS?
Atualmente, um indivíduo pode tirar no mínimo R$1.412 de salário , sendo ele aposentado ou pensionista do INSS, enquanto o teto da previdência se encontra em R$ 7.786,02! Outros benefícios como o auxílio doença obtém cálculo diferente no pagamento de valores.
É possível receber o teto do INSS apenas contribuindo pelo máximo?
Especialistas previdenciários acreditam que contribuir com o máximo do INSS não garante que o segurado vá receber o teto do INSS posteriormente, alguns até mesmo dizem ser impossível que isso aconteça devido às mudanças que a Reforma da Previdência trouxe.
Acontece que, após a Reforma, entra no cálculo do benefício a média das contribuições atualizadas. E é aí que o futuro segurado perde poder monetário. Pois, com a atualização dos valores de contribuições “mais antigas”, estas perdem valor por conta do custo atual da moeda.
Ou seja, ainda que você passe uma vida contribuindo, suas contribuições antigas não terão o mesmo valor quando você for recorrer a sua aposentadoria. Assim, resta uma opção através da regra de descartes de salário, válida apenas para as regras de transição do INSS.
Através dela, é possível literalmente “jogar fora” meses de contribuição que reduzem o seu benefício do INSS. Para entender com mais detalhes como receber o teto do INSS nos dias atuais, basta conferir o nosso artigo clicando aqui!