Em 21 de junho, a Receita Federal irá disponibilizar a consulta ao 2º lote da restituição do Imposto de Renda em 2024. Assim, todos aqueles contribuintes que apresentaram a declaração, poderão consultar a seguir se estão inclusos no grupo de prioridade deste lote.
O pagamento da Restituição do Imposto de Renda, dessa vez, está marcado para cair no dia 28 de junho. As consultas dos valores e datas de pagamento já foi aberto pela Receita Federal, no dia 21 de junho! Confira a seguir maiores detalhes sobre o pagamento da restituição do IRPF desse mês!
Restituição do Imposto de Renda com novidade para o segundo lote!
Pelo menos 5,6 milhões de contribuintes já receberam a restituição do Imposto de Renda no primeiro lote, pago em 31 de maio, no fim do prazo para entrega das declarações. Esse foi o primeiro depósito de um total de cinco lotes previstos para este ano.
No segundo lote de restituição do imposto de renda, muitos beneficiários vão comemorar a grande notícia que temos para dar! Esses beneficiários poderão aproveitar uma correção de cerca de 1% do valor, como foi determinado pelo Fisco, com base na taxa básica de juros da economia, a Selic.
Ainda que o valor a restituído ainda não tenha sido divulgado, a correção será aplicada. Para apurar o status da restituição, os contribuintes podem acessar o site da Receita Federal. Para a consulta, basta informar seu CPF e data de nascimento e conferir se a restituição foi liberada ou está em processo de análise. Também será possível descobrir se há pendências no envio.
Veja a seguir, o calendário completo de pagamentos da restituição do Imposto de Renda.
Calendário de restituição do IRPF 2024
A Receita Federal já anunciou o calendário anual para o pagamento da restituição do Imposto de Renda em 2024, portanto, recebem:
- Primeiro lote: 31 de maio (PAGO)
- Segundo lote: 28 de junho
- Terceiro lote: 31 de julho
- Quarto lote: 30 de agosto
- Quinto e último lote: 30 de setembro
Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda?
A Restituição do Imposto de Renda para Pessoa Física é simplesmente a devolução do valor pago em excesso na declaração do tributo. Quaisquer dúvidas se tem ou não direito à devolução, saldo zerado ou necessidade de pagar o Imposto de Renda, devem ser retiradas por meio do próprio programa de preenchimento e envio das declarações.
Vale ressaltar que o pagamento dos valores são distribuídos em lotes. Nesse sentido, a data de entrega depende da classificação do contribuinte no grupo prioritário, bem como da data em que ele enviou a declaração.
Grupos prioritários da restituição do Imposto de Renda
Conforme a Receita Federal, os grupos com prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda 2024, são os:
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos entre 60 e 79 anos;
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Logo após, recebem os grupos de contribuintes que optaram pelo modelo pré-preenchido e pela restituição via Pix. Este último, entretanto, só recebe quando a chave usada para recebimento é o CPF do contribuinte. Chaves Pix que usam e-mail, telefone ou código aleatório não podem receber a restituição.
Por fim, uma vez que todos esses contribuintes se encaixarem nos critérios listados acima receberem suas restituições, a Receita começará a devolver os valores recolhido em excesso dos demais cidadãos.