O governo brasileiro oferece aos cidadãos a possibilidade de realizar a Prova de Vida anualmente através de um procedimento totalmente digital. O processo, que é uma maneira de evitar fraudes na distribuição de benefícios previdenciários, pode ser realizado através do aplicativo Gov.br, disponível para Android e iOS. O processo utiliza técnicas de reconhecimento facial para validar a identidade do cidadão.
A importância da Prova de Vida
A Prova de Vida é um procedimento governamental que tem como objetivo comprovar que um cidadão está vivo, permitindo a continuidade do recebimento de benefícios previdenciários. Esta prova é realizada anualmente e pode ser feita tanto presencialmente quanto digitalmente, através do aplicativo Gov.br.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO JORNAL JF pelo WhatsApp
Quem pode realizar a prova digital?

Aposentados, pensionistas e beneficiários que possuam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem realizar a Prova de Vida digital. Isto ocorre, pois o reconhecimento facial recebe validação através das fotos armazenadas nestes banco de dados.
Leia mais: Aposentadoria Especial no INSS: Direitos, Mudanças e Guia Prático para Solicitação
Como fazer a Prova de Vida digital no aplicativo Gov.br
Para realizar a Prova de Vida digital, o beneficiário deve inicialmente abrir o aplicativo e fazer login utilizando o número do CPF. Em seguida, é necessário ir para a página inicial do aplicativo e selecionar a opção “Prova de Vida”.
Na página seguinte, selecionar “Prova de Vida pendente” e, em seguida, tocar em “Fazer reconhecimento facial”. Seguir as instruções exibidas na tela e, ao final do processo, o status da Prova de Vida deve aparecer como “Autorizado”.
Leia mais: Conheça os 7 Principais Direitos do Idoso Garantidos Pelo Estatuto no Brasil
O processo digital de realização da Prova de Vida facilita a vida dos beneficiários, que não precisam se deslocar até as agências bancárias para comprovar que estão vivos. Com alguns cliques, é possível realizar o procedimento sem sair de casa.
A tecnologia de reconhecimento facial utilizada pelo aplicativo Gov.br aumenta a segurança do procedimento, diminuindo a chance de fraudes e garantindo que os benefícios previdenciários sejam pagos corretamente.
Leia mais: Lei dos Direitos do Idoso 2024: Benefícios Para Idosos! Confira Agora!
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.