Como vão funcionar os benefícios automáticos do INSS? Afinal, pela primeira vez o Instituto Nacional do Seguro Social concedeu automaticamente uma pensão por morte. No dia 16 de junho, um segurado do Rio de Janeiro teve seu pedido liberado sem precisar ir à agência.
Todavia, a nova abordagem otimiza o processo de análise do benefício. Vale ressaltar que essa é a responsável pela terceira maior demanda de requerimentos no órgão.
Mas todas as novas demandas serão assim? Veja como vão funcionar os novos benefícios automáticos.
Benefícios automáticos para novos beneficiários

A pensão por morte urbana é um benefício destinado aos dependentes de segurados do INSS que residem em áreas urbanas. Todavia, o pedido precisa ser feito por meio do site ou aplicativo Meu INSS.
Leia mais: Aposentadoria especial: STF tem poucos dias para julgar!
No processo de análise automatizada, o INSS utiliza os dados que estão presentes nos sistemas da Previdência Social e verifica as informações fornecidas pelo requerente. Mas também são usados dados provenientes de outras fontes governamentais para analisar o pedido. A abordagem permite a conclusão mais rápida do requerimento.
Os benefícios automatizados traz maior agilidade à análise do benefício solicitado. Somente em abril, dos 1,2 milhão de pedidos acumulados, 136 mil eram solicitações de pensão por morte, portanto, 10,8% do total.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Veja como fazer a solicitação
Para ter acesso aos benefícios automáticos, o requerente deve entrar no aplicativo ou site Meu INSS e faça o login. Após isso, siga o passo a passo:
- Clique em “Novo pedido”;
- Insira o nome do serviço ou benefício desejado;
- Selecione a opção correspondente;
- Leia atentamente o texto exibido na tela e prossiga seguindo as instruções fornecidas.
Leia mais: INSS vai pagar salário maternidade para menores de idade? Entenda a nova regra
Documentos necessários
Para realizar o procedimento dos benefícios automáticos para pensão por morte, solicita-se o número de CPF da pessoa falecida e dos dependentes. Mas também requerem-se os documentos que comprovem o tempo de contribuição e dos dependentes.
Leia mais: Aposentadoria especial: STF tem poucos dias para julgar!
No entanto, se o pedido for feito por um procurador ou representante legal, deve-se apresentar uma procuração ou um termo de representação legal, juntamente com um documento de identificação com foto. Afinal, a documentação é para comprovar a legitimidade do procurador ou representante legal.
Para acompanhar e receber a resposta do processo, acesse o aplicativo ou o site Meu INSS e clicar no botão “Consultar pedidos”.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!