Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Governo dos EUA se manifesta após fala de Lula comparando Israel a Hitler

Descubra como o governo dos EUA se posicionou após fala de Hitler em entrevista na Etiópia.

0

A declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comparando a operação militar israelense na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus por Adolf Hitler na Alemanha nazista, causou grande repercussão internacional. Veículos como Al Jazeera, Times of Israel, Jerusalem Post, Haaretz e New York Times trouxeram destaque a essa fala polêmica.

Assim, o comentário do porta-voz do governo americano, Matthew Miller, sobre as declarações de Lula também chamou atenção. Confira a seguir com detalhes.

Lula entra em polêmica ao comparar Israel a Hitler

Lula compara confronto de Israel contra palestinos na Faixa de Gaza ao genocídio causado por Hitler, e fala gera repercussões negativas.
Lula compara confronto de Israel contra palestinos na Faixa de Gaza ao genocídio causado por Hitler, e fala gera repercussões negativas. (Fonte: Reprodução Google)

Ao ser questionado por um repórter sobre o que achava a respeito do comentário do presidente Lula, em uma entrevista na Etiópia, Matthew Miller respondeu:

“Obviamente discordamos desses comentários. Nós fomos bastante claros que não acreditamos que um genocídio ocorreu em Gaza. Queremos ver o conflito terminar assim que for prático, queremos ver aumento de assistência humanitária de forma sustentada para os civis inocentes em Gaza, mas não concordamos com esses comentários.”

Leia mais: Caixa Inicia Pagamento do Bolsa Família e Auxílio Gás de Fevereiro: Confira o Calendário

O discurso do atual presidente vem gerando repercussão desde sábado (17), quando participou da cúpula da União Africana em Adis Abeba, na Etiópia.

Na ocasião o presidente afirmou “O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus”.

Assim, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) emitiu nota onde repudiou o que chamou de declarações “infundadas” de Lula. Para o órgão, a fala de Lula é uma “distorção perversa da realidade” 

Leia mais: Pagamentos do INSS de Fevereiro COMEÇAM essa SEMANA! Veja DATAS de PAGAMENTO

“A Conib repudia as declarações infundadas do presidente Lula, comparando o Holocausto à ação de defesa do Estado de Israel contra o grupo terrorista Hamas. Os nazistas exterminaram 6 milhões de judeus indefesos na Europa somente por serem judeus. Já Israel está se defendendo de um grupo terrorista que invadiu o país, matou mais de mil pessoas, promoveu estupros em massa, queimou pessoas vivas e defende em sua Carta de fundação a eliminação do Estado judeu. Essa distorção perversa da realidade ofende a memória das vítimas do Holocausto e de seus descendentes. O governo brasileiro vem adotando uma postura extrema e desequilibrada em relação ao trágico conflito no Oriente Médio, abandonando a tradição de equilíbrio e busca de diálogo da política externa brasileira. A Conib pede mais uma vez moderação aos nossos dirigentes, para que a trágica violência naquela região não seja importada ao nosso país.”

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Hamas apoia Lula na comparação de Israel ao nazismo de Hitler

Por fim, o grupo terrorista Hamas, foi a público neste domingo (18) para afirmar que “aprecia” a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leia mais: Descubra os 9 PIORES alimentos para a saúde do seu coração! Proteja-se agora mesmo com esta lista essencial!

“Essa declaração vem no contexto de uma descrição precisa daquilo a que nosso povo está exposto e revela a grandeza do crime sionista cometido com cobertura e apoio aberto do governo norte-americano liderado pelo presidente Biden”, disse o grupo em comunicado divulgado em seu canal no Telegram.

O grupo ainda pediu que a CIJ (Corte Internacional de Justiça) leve em consideração a declaração do presidente  sobre “as violações e atrocidades que” os palestinos estão “sofrendo nas mãos do Exército” israelense. O grupo afirmou que as ações “nunca foram testemunhadas na história moderna”.

Veja Também: Descubra se você faz parte do grupo que vai receber uma fortuna de 30 mil dos bancos!

Bancos PAGARÃO UMA Fortuna PARA QUEM TEVE CONTA POUPANÇA? ÚLTIMA CHAMADA para RECEBER (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista