O problema começou no mês de maio deste ano, quando o dinheiro, única fonte de renda de João, não caiu na conta bancária. Ele foi até a unidade do INSS em Palmas e foi informado que no sistema constava que ele estava morto. “Desde então, estou sem receber o meu dinheiro. Essa é minha única fonte de renda. Estou tendo que pedir dinheiro emprestado, minhas contas estão todas atrasadas, já me notificaram que meu nome está entrando no SPC e o banco todos os dias me cobra”, reclamou o idoso. Continue a leitura e saiba o que fazer em casos como esse.
Como o INSS Lida com Erros no Cadastro?
O INSS até agora não deu uma resposta a João sobre o que aconteceu. João contou que está aposentado há 16 anos e que após ter o benefício cortado, o instituto não explicou o motivo de ser dado como morto. Outro problema foi a mudança no nome dele, que desde que começou o problema, o cadastro do idoso no INSS passou a ser “José LOPES da Silva”.
João explicou que realizou todas as ações solicitadas pelo INSS na tentativa de corrigir o problema. “Até hoje eles não arrumaram. De repente um dia entrei no site pra ver e o meu nome já estava errado. Fiz tudo o que eles me pediram pra fazer, cadastros, apresentei documentos, mas não resolveram minha situação. Agora dia 18 eles falaram que o meu processo estava em análise e que dentro de 25 dias eles davam outro posicionamento. O problema é que todas as vezes que eu vou lá eles falam a mesma coisa, mas nunca acontece nada”, lamentou João, sem saber quando vai conseguir o benefício de volta.
Quais Podem Ser os Motivos para o Corte do Benefício?
Erros de cadastro ou desatualização estão dentro dos motivos que podem levar ao corte do benefício de aposentadoria, segundo o INSS. Além desses, também podem ser identificados erros na documentação e preenchimentos de requerimentos, entre outros motivos.
O não comparecimento na perícia obrigatória quando solicitado também pode levar à suspensão do benefício. Já o cancelamento ocorre quando o segurado morre. No caso de ser cedido por incapacidade, ele cessa quando a pessoa volta a trabalhar, informou o órgão.
O Que Fazer Caso o Benefício Não Seja Pago?
Segundo o INSS, caso o beneficiário não receba o dinheiro no dia certo, ele tem a opção de consultar o extrato de pagamento no site ou aplicativo Meu INSS, e ver se há algum bloqueio, suspensão ou cessação. Caso o beneficiário não receba o dinheiro, deve entrar em contato com o Instituto para saber do que se trata e em casos mais graves, deverá solicitar a ajuda de um advogado especialista em direito previdenciário.
Essa história de João ilustra as dificuldades que muitos aposentados enfrentam ao depender exclusivamente do INSS para sua sobrevivência. Problemas no cadastro e na atualização das informações podem causar sérios transtornos, afetando a vida financeira e o bem-estar de muitos idosos.
Até que o problema de João seja resolvido, ele continua em uma situação de vulnerabilidade, aguardando que o INSS corrija o erro que o colocou em uma posição tão precária. Para muitos outros na mesma situação, a esperança é que relatos como o de João ajudem a trazer maior atenção para a necessidade de melhorias nos processos administrativos do INSS.