Recentemente, o INSS estabeleceu um novo teto para a taxa de juros do empréstimo consignado. Mas antes de fazer o seu pedido, o segurado deve escolher qual instituição financeira solicitar o seu dinheiro extra. Afinal, foi definido apenas o teto de juros, permitindo que cada banco implemente sua própria taxa, mas que não ultrapasse o teto máximo.
Entenda melhor sobre como solicitar o empréstimo do INSS. Confira o restante da matéria!
Antes de mais nada, o primeiro passo para solicitar o empréstimo consignado do INSS é desbloquear a liberação no app Meu INSS.
Quais as características do empréstimo consignado do INSS?
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito voltado para os segurados do INSS. Portanto, o cidadão solicita o dinheiro e logo depois precisa passar a pagar a dívida na forma de descontos mensais nas parcelas do benefício previdenciário.
A taxa máxima de juros do consignado da autarquia é de 1,97%. Esta taxa já chegou a ser de 2,14% e de 1,70% nas últimas semanas. Mas agora foi concretizada em 1,97% ao mês.
Quais são as margens consignáveis?
A margem consignável é de 45%. São divididos em: 35% para o empréstimo; 5% para o cartão de crédito; 5% para o cartão de benefício. Além disso, os beneficiários do INSS podem pagar o empréstimo em até 84 meses, portanto, sete anos.
Como solicitar o empréstimo consignado do INSS?
Confira o passo a passo:
- Acesse o site ou o aplicativo Meu INSS, com as credenciais da sua conta gov.br;
- Clique em “Novo pedido”; Vá para “que atendimento você deseja?” e clique em “bloquear/desbloquear benefício para empréstimo consignado”;
- Toque na opção “desbloquear”;
- Leia as regras e pré-requisitos e clique em “avançar”;
- Envie os documentos e preencha os dados solicitados.
Contudo, para receber atualizações sobre o seu pedido, é preciso informar o seu e-mail corretamente neste processo. Mas o cidadão também pode acompanhar a solicitação pelo telefone 135.
Como escolher o melhor empréstimo consignado?
É importante ter calma com este procedimento porque o INSS costuma demorar até 30 dias para desbloquear totalmente a liberação do consignado.
Entretanto, depois da liberação do sistema, o cidadão pode seguir para a segunda etapa:
- Analise as condições de consignado oferecidas por cada banco;
- Escolha a oferta da instituição financeira que mais se encaixa com sua realidade;
- Recorra ao banco escolhido, apresente os seus documentos pessoais e solicite o consignado.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!