No mundo atual em que vivemos, torna-se essencial usar e abusar de diversas ferramentas que podem mudar de forma definitiva a sua vida. Nesse sentido, um dos recursos que todos podem usufruir é os aplicativos profissionais e de empregos.
Atualmente, o LinkedIn é a maior referência em rede social profissional no mundo. A empresa já ajudou milhões de pessoas a conquistarem diversas vagas que eram os sonhos de muitos. Como resultado, veremos a seguir 10 dicas para utilizar o LinkedIn.
Invista em uma ótima foto de perfil no LinkedIn
Prezar por uma boa foto de perfil torna-se fundamental, pois é um dos primeiros detalhes que os recrutadores visualizam ao analisar o perfil do candidato.
Segundo as dicas da gerente de marketing do LinkedIn, Lydia Abbot, é essencial selecionar uma imagem que faria com que o recrutador te reconheça caso o encontre no dia seguinte. Ou seja, não insira fotos capturada há muito tempo.
Se porventura você alterar o seu visual de uma maneira drástica, é importante tirar uma nova foto para inserir em seu perfil do LinkedIn. A resolução da foto também é outro fator que todos devem levar em consideração e sem exagerar em filtros.
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Cheque as palavras-chave
No LinkedIn, todas as palavras que os usuários utilizam são de suma relevância. “Os profissionais podem pesquisar na plataforma as vagas parecidas com as que desejam se candidatar e ver quais palavras-chave estão sendo mais usadas nas descrições”, disse o diretor geral do LinkedIn para a América Latina e África, Milton Beck.
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Além disso, Andreza Maia, que é a diretora e cofundadora da influência da Futuros Possíveis e LinkedIn top Voice Creator diz que a inteligência artificial responsável pelo LinkedIn é colocada com o intuito de achar palavras que encontram indivíduos.
Evitar termos repetidos
Além disso, outra dica é evitar termos clichês, uma das dicas é impedir a utilização de palavras como “focado, “estratégico”, “especializado”, “apaixonado” e entre outras que podem não agradar nem um pouco o recrutador.
É válido deixar o perfil do LinkedIn bastante ativo?
Maia explica que não é necessário. “Não movimentar o seu perfil faz diferença para os relacionamentos, mas para a busca de emprego não é tão relevante porque a pessoa recrutadora vai encontrar o seu perfil por meio da sua experiência e dos insumos que você traz no perfil”, explicou.
Aproximação com empresas
A especialista também diz que a melhor forma de criar uma aproximação com companhias que interessam o candidato é convidar os recrutadores a ficarem incluídos dentro da sua própria lista de contatos.
Também é importante se apresentar com muita formalidade, sempre buscando agradecer a pessoa pela paciência e pelo fato de aceitar o pedido de contato.
Cite a sua história de vida
Primeiramente, é interessante apontar que muitos já adotam tal prática, outra grande recomendação é de que o candidato use a ferramenta do LinkedIn para contar a própria história da forma mais verdadeira e transparente possível.
Pratique a história que irá inserir caso necessário
Caso não ter ideia de como contar sua própria caminhada, a prática ficará indispensável nesses momentos. Assim sendo, um treinamento com o objetivo de aprender os acontecimento da sua vida é importante.
Refletir sobre cada um dos momentos, prezando pelos mais importantes e relevantes fará toda a diferença na hora em que um recrutador começar a analisar o seu perfil.
Quanto menos erros, melhor
Um dos erros mais grotescos que uma grande parcela dos candidatos fazem no LinkedIn é de publicar uma postagem solicitando por emprego e acabar marcando todas as empresas, isso torna-se um erro grave segundo Andreza Maia.
“Você acaba causando uma polêmica, porque no geral mais pessoas vão pedir emprego nesse post ou vão reclamar dessa empresa e você não chega no seu público-alvo, que são os recrutadores”.
Otimize o Social Selling Index
Desse modo, outro grande passo é melhorar o SSI (Social Selling Index), um indicador com o objetivo de calcular a capacidade do usuário em vender o seu peixe na plataforma. Em outras palavras, caso o seu objetivo seja de criar relações profissionais, a ferramenta pode auxiliar e muito.
Autenticidade é a chave
Por fim, um dos pontos mais importantes a serem considerados nesta lista é sobre a pessoa ser autêntica. Muitos responsáveis apontam que a autenticidade é o atributo mais relevante no LinkedIn, evitar possíveis plágios que não foram produzidos pela própria pessoa é vital.
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