Dinheiro no Bolso: Consulte os Juros do Consignado no Meu INSS e Comece a Economizar!
Veja como consultar os juros do consignado INSS e outras informações sobre o empréstimo.
Você sabe como consultar os juros do consignado INSS? Afinal, agora o maior público dessa modalidade de crédito, os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social, podem consultar as taxas.
Isso porque o órgão previdenciário decidiu divulgar a lista de taxas de juros do empréstimo consignado oferecido ao público do INSS. Dessa forma, o usuário pode verificar as melhores condições para o seu bolso.
Assim, confira a seguir como consultar os juros consignado INSS pelo Meu INSS. Boa leitura.
INSS divulga taxa de juros
O INSS começou a divulgar a lista de taxas de juros do empréstimo consignado oferecido aos seus beneficiários. A medida faz parte das novas regras do consignado, publicadas em maio, atendendo orientações do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). Portanto, uma forma de oferecer transparência e facilitar a contratação do crédito.
Leia mais: ALERTA APOSENTADOS: INSS Anuncia Pagamento Surpresa em 45 Dias – Prepare-se para Receber!
Todavia, a iniciativa também facilita caso os beneficiários queiram fazer a portabilidade de consignado para obter taxas mais acessíveis em seus contratos já feitos. As normas de contratação desta modalidade de empréstimo são regulamentadas pelo CNPS.
Desde 16 de outubro, houve alteração do teto de juros do INSS, passando para:
- 1,84% para empréstimo consignado;
- 2,73% para as modalidades de cartão consignado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como consultar os juros do consignado INSS?
Confira como consultar os juros do consignado INSS no site ou aplicativo Meu INSS:
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS e role a tela para baixo até o fim da página;
- Clique na opção “Taxas de Empréstimo Consignado”;
- Agora é só pesquisar a instituição que você deseja consultar ou você pode utilizar o menu “Ordenar por”, para obter a ordem de instituições que oferecem as menores taxas de forma organizada.
Viu como é simples fazer a consulta? Vale lembrar que não é exigido o login na plataforma gov.br para acessar essas taxas.
Mais informações dos bancos
Dentre as informações fornecidas, estão as taxas mínimas e máximas cobradas por cada instituição financeira. Mas também a taxa média aplicada aos contratos de crédito consignado. As taxas de cartão de crédito consignado também diminuíram. O valor é de no máximo 2,73% (antes era 2,83%).
Os bancos e instituições financeiras podem ajustar seus juros, porém, nenhuma taxa de consignado pode ultrapassar o teto estabelecido pelo órgão.
Leia mais: REVELADO: Valor Atualizado do Salário dos Aposentados Após Novo Reajuste – Veja Aqui!
Além disso, haverá a divulgação de outras informações à Dataprev e ao INSS. Confira quais são:
- Taxas de juros mensais e anuais;
- Data do primeiro desconto;
- Custo Efetivo Total (CET) mensal e anual do contrato;
- Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) da operação;
- Informação diária das taxas ofertadas para novas operações de empréstimo consignado, cartão de crédito e benefício consignado no Meu INSS;
- Saldo devedor original, tratando de portabilidade ou refinanciamento;
- Número do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou Central de Atendimento (CAC).
Sobre o consignado INSS
O consignado do INSS é uma modalidade de crédito que é bastante vantajosa. Afinal, a operação é disponibilizada de forma mais rápida e simplificada, acessível para pessoas com o nome sujo e pode ser contratada sem sair de casa.
O empréstimo consignado possui desconto direto na folha de pagamento do contratante e, para evitar o comprometimento excessivo de sua renda, também conta com travas de contrato.
Portanto, essas são a margem consignável e o limite de linhas ativas. A margem é um percentual da renda que pode ser utilizado, confira:
- Aposentados e pensionistas INSS: 35% para empréstimo consignado, 5% para cartão de crédito consignado e 5% para cartão de benefício consignado;
- Beneficiários do BPC: 30% para empréstimo e apenas 5% para escolher entre cartão de crédito ou de benefício consignado.
Além desta margem, também deve ser respeitado o limite de linhas ativas por vez, ou seja, só é possível ter acesso a uma quantidade máxima de contratos por vez. Atualmente:
- 13 linhas para empréstimo consignado;
- 2 linhas para cartões de crédito e benefícios consignados.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!