O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acaba de oferecer uma ótima notícia para aposentados e pensionistas. A partir de agora, o segurado conta com três diferentes novos cartões, que prometem facilitar sua rotina financeira com taxas de juros reduzidas e maior praticidade no dia a dia.
Neste artigo, vamos analisar essas opções e ajudá-lo a decidir qual dos novos cartões do INSS pode ser o mais vantajoso para você.
Cartão benefício consignado do INSS: como funciona?

Em primeiro lugar, temos o cartão benefício consignado do INSS. Ele permite ao beneficiário financiar produtos e serviços, além de disponibilizar o resgate do crédito em dinheiro.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Assim como acontece em empréstimos, há um limite do benefício que pode ser comprometido com a contratação desta linha de crédito. Atualmente, a margem é de 5% do valor do benefício. A taxa de juros é de até 2,73% ao mês. O desconto é feito diretamente na folha de pagamento.
Vantagens do cartão de crédito consignado do INSS
O cartão de crédito consignado do INSS, também chamado de “cartão de reserva de margem consignável (RMC)”, é mais uma opção para o aposentado. Ele oferece taxas de juros mais baixas que as de cartões tradicionais porque o desconto é direto na folha de pagamento.
Leia mais: 4 dívidas que o idoso não precisa pagar – Confira a lista completa agora mesmo aqui
A modalidade possui uma margem de 5% que pode ser comprometida no uso do cartão. Outra vantagem é a ausência de prazo de vencimento. Ou seja, o aposentado pode pagar apenas o valor mínimo da fatura, sem prazo para quitar a dívida integralmente.
Cartão magnético do INSS: o padrão para saques
Por último, mas não menos importante, temos o cartão padrão do INSS, que serve apenas para o segurado sacar o salário. Sua emissão é gratuita e o segurado pode retirar o valor do benefício diretamente na agência bancária ou caixa eletrônico onde recebe os valores.
Leia mais: NOVO LIMITE DO CONSIGNADO DO INSS JÁ ESTÁ VALENDO – Confira
Com este cartão, o beneficiário não precisa mais usar o cartão de nenhuma instituição financeira e pode sacar seu salário livremente, sem taxas de juros ou de manutenção de conta.
Vale ressaltar que, apesar de as taxas de juros serem mais baixas, elas ainda existem. Portanto, o ideal é sempre buscar quitar o valor total da fatura para evitar o endividamento. Lembre-se: o cartão de crédito é uma ferramenta de conveniência, não de crédito.
Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas e auxiliado na escolha do melhor cartão INSS para você. Fique atento às nossas publicações para mais novidades e informações.
Leia mais: SURPRESA NA CONTA: Nova Carteirinha dos Aposentados LIBERA Benefícios Exclusivos
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!