Descubra como funcionam os novos benefícios automáticos do INSS. Pela primeira vez, o Instituto Nacional do Seguro Social está concedendo pensões por morte de forma automática, eliminando a necessidade de comparecer pessoalmente à agência. Um segurado do Rio de Janeiro teve seu pedido liberado no dia 16 de junho, utilizando esse novo método.
Essa nova abordagem visa otimizar o processo de análise dos benefícios, especialmente porque a pensão por morte é uma das principais demandas do INSS. No entanto, será que todos os novos benefícios seguirão o mesmo formato? Veja como esses benefícios automáticos irão funcionar.
No caso da pensão por morte urbana, destinada aos dependentes de segurados do INSS que residem em áreas urbanas, o pedido pode ser feito por meio do site ou aplicativo Meu INSS. Portanto, a análise automatizada, o INSS utiliza os dados disponíveis nos sistemas da Previdência Social.
Também utiliza informações fornecidas pelo requerente e dados de outras fontes governamentais para avaliar o pedido. Essa abordagem permite uma conclusão mais rápida do requerimento.
Os benefícios automáticos trazem agilidade ao processo de análise. Apenas em abril, dos 1,2 milhão de pedidos acumulados, 136 mil eram solicitações de pensão por morte, representando 10,8% do total.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como solicitar os benefícios automáticos para aposentado INSS

Para solicitar então os benefícios automáticos, o requerente precisa acessar o aplicativo ou site Meu INSS e fazer o login. Em seguida, siga as seguintes etapas:
Leia mais: Revisão da Vida Toda: Entenda as Atualizações e os Novos Desdobramentos do INSS
- Clique em “Novo pedido”;
- Insira o nome do serviço ou benefício desejado;
- Selecione a opção correspondente;
- Leia atentamente o texto exibido na tela e siga as instruções fornecidas.
Quanto à documentação necessária para a solicitação dos benefícios automáticos da pensão por morte, é exigido o número de CPF da pessoa falecida e dos dependentes, bem como documentos que comprovem o tempo de contribuição e a dependência dos beneficiários.
Leia mais: INSS Bonifica Aposentados com R$1980: Você Está Ciente Desta Iniciativa?
Caso o pedido seja feito por um procurador ou representante legal, será necessário apresentar uma procuração ou termo de representação legal, juntamente com um documento de identificação com foto, para comprovar a legitimidade do procurador ou representante legal.
Para acompanhar o andamento do processo e receber a resposta, basta acessar o aplicativo ou site Meu INSS e clicar no botão “Consultar pedidos”.
Leia mais: IMPERDÍVEL: LIBERADO para APOSENTADOS e PENSIONISTAS SAQUE de + de R$89.000! QUEM tem DIREITO?
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!