Devido à rotina agitada, ou em decorrência do envelhecimento, especialmente quando falamos de menopausa, o ser humano percebe que aos poucos já não tem mais tanto interesse sexual. O que desperta uma das maiores dúvidas: como aumentar a libido?
Entretanto, há formas simples de evitar e lidar com possíveis problemas ligados a sexualidade. Com isso em mente, trouxemos 8 dicas essenciais para quem deseja ter mais apetite sexual, seja homem ou mulher.
O que é a libido?
Resumindo, a libido nada mais é que uma forma de nomear o interesse sexual de uma pessoa. É um fator ligado a aspectos psicológicos e físicos. A mesma engloba fantasias, pensamentos, toques, dentre outros aspectos que estimulam o apetite sexual, e fazem parte da interação complexa entre corpo e mente.
Leia mais: Protestos em Israel: ONDA de indignação após confirmação de MORTES do Hamas
Dessa forma, há diversas razões que podem afastar a libido, bem como aumentar ela, sendo que todos são naturais e, relativamente práticos de serem aplicados.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
8 dicas de como aumentar a libido
Consulte o médico regularmente
Primeiramente, realizar consultas regulares com um médico certamente é uma das recomendações mais importantes quando o assunto é cuidar da sua vida sexual.
Ter esse hábito ajuda a esclarecer como anda o seu corpo. Além de ser uma ótima forma de estar atento aos seus hormônios, fator que influencia diretamente o apetite sexual. Ao se cuidar, você sabe exatamente quais fatores internos impedem seu desejo sexual.
Tenha uma dieta rica em nutrientes
Não é de hoje que sabemos que manter uma boa alimentação, rica em nutrientes, pode ter inúmeros benefícios a saúde, não é mesmo? Porém, se deseja aumentar a sua libido, e ainda não segue uma alimentação saudável, essa mudança pode ter um impacto ainda mais significativo no seu corpo.
Ingerir os nutrientes necessários é fator determinante no funcionamento do metabolismo e do sistema circulatório, que afetam o desejo sexual.
Experimente alguns alimentos específicos
Ainda a respeito da alimentação, há comidas que afetam diretamente a libido, algumas são conhecidas como afrodisíacas, outras apenas relaxam o corpo e a mente, e tem as que trabalham direto na saúde.

Leia mais: Oportunidades de Emprego e Estágio: Vagas Abertas Para Estudantes e Recém-Formados em 2024
- Chocolate: nesse caso, é necessário que o chocolate seja composto em maioria por cacau, pois é o responsável pelos benefícios na vida sexual. O cacau estimula a produção de dopamina e serotonina, hormônios neurotransmissores que melhoram o apetite sexual;
- Pimenta: a capsaicina, matéria que provoca a ardência, auxilia o fluxo sanguíneo, fator que influencia no desejo sexual.
- Abacate: com vitamina E e B6, potássio e gorduras monoinsaturadas, são nutrientes que auxiliam na saúde do sistema circulatório;
- Ovo: poucos sabem, mas é possível aumentar a libido masculina apenas através do consumo de ovo, alimento proteico, rico em vitaminas do complexo B, que equilibra os hormônios e ajuda na produção de esperma.
Mantenha uma rotina de atividades físicas
Manter uma rotina estabelecida, com exercícios, trazem diversos benefícios à saúde, o que incluem a melhora da libido. Ter uma vida ativa ajuda a liberar inúmeros hormônios que impactam a saúde psicológica e fisiológica, assim como proporcionam vigor ao sistema cardiovascular.
Ter uma rotina regular de exercícios também ajuda no controle de peso, fator importante para o desejo sexual de homens e mulheres. Um estudo da Universidade de Oxford revelou que o sobrepeso e a obesidade têm relação com a redução da fertilidade do homem. Acontece que o excesso de peso reduz os níveis de alguns hormônios, como a testosterona.
Controle o estresse e a ansiedade
O estresse é uma condição que causa danos ao corpo e a mente das pessoas, e um dos danos é a redução do desejo sexual. Pesquisa revelada pela BBC em 2018, aponta o estresse é o maior causador de problemas sexuais em 45% dos participantes.
Leia mais: Relatório da Unesco Sobre o Estado Atual dos Oceanos Revela DESAFIOS Crescentes. Veja!
Portanto, ter formas de aliviar o estresse e a ansiedade do dia a dia é uma boa maneira de aumentar a libido. Exercícios como terapia ou algumas técnicas de mindfulness, como meditação e yoga podem ajudar.
Durma bem
O Journal of Sexual Medicine (Periódico de Medicina Sexual) publicou em 2015 um estudo que afirma que boas noites de sono auxiliam na melhora da libido feminina.
Frente a essa informação, ficou claro que ter uma boa noite de sono melhora da libido. Portanto, encontre maneiras de melhorar a qualidade do seu sono.
Mantenha um bom relacionamento com o(a) parceiro(a)
Não ter um bom relacionamento com o seu parceiro e perceber que isso está afetando a sua libido é um fator mais emocional, diferente do que vimos até aqui. Nesse caso a solução é apenas uma: se comunicar. Assim, é possível entender o que se passa, e resolver todos os problemas.
Descubra o que excita você
Entender o que te mantém excitado contribui para uma vida sexual saudável. Até porque, desejo sexual não é algo que ocorre espontaneamente e estará ali esperando. Na verdade, há momentos que ele precisa de estímulos.
Leia mais: OFICIAL: Neymar DESCARTA Retorno ao Santos em 2025. Entenda!
Por isso, a recomendação é experimentar e descobrir do que gosta, o que faz bem para o seu corpo e à sua mente. O que também vale para o seu parceiro ou sua parceira. Procure entender o que o agrada, para ter uma relação saudável e recíproca.
Veja Também: Revisão da vida toda volta a pauta de dicussões e tudo pode mudar!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!