Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Desbrave os Benefícios do Cartão do Idoso: Como obter e aproveitar descontos em ônibus!

Idosos podem viajar de ônibus de graça com o cartão do idoso. Basta ter acesso à carteira do idoso e aproveitar essa e outras vantagens.

0

À medida que as pessoas envelhecem, muitos benefícios são incorporados à sua rotina como forma de garantir o bem-estar e a mobilidade. Um desses benefícios são os descontos e gratuidades em passagens de ônibus proporcionados pelo Cartão do Idoso. Mas você realmente sabe o que é esse cartão e como obtê-lo?

O Cartão do Idoso é um documento que permite aos idosos usufruir de descontos ou até mesmo viajar gratuitamente em ônibus. Essa é uma medida adotada em vários locais com o objetivo de melhorar a mobilidade e a qualidade de vida da população idosa. Então, planejando visitar a família? Continue a leitura para saber mais sobre os descontos disponíveis e como adquirir o seu Cartão do Idoso.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Principais benefícios do Cartão do Idoso para Ônibus

Cartão do Idoso possibilita viagens de graça de ônibus. Saiba como! (Fonte: Edição/ Jornal JF).
Cartão do Idoso possibilita viagens de graça de ônibus. Saiba como! (Fonte: Edição/ Jornal JF).

Conforme determina o Estatuto do Idoso, Lei n.º 10.741/03, pessoas com 60 anos ou mais têm direito ao Cartão do Idoso. Esse benefício proporciona três vantagens principais:

Leia mais: CONTA DE LUZ GRATUITA PARA IDOSOS – Confira agora como se aderir ao programa social e não perder o benefício

  1. Viagens gratuitas em ônibus interestaduais, reservando 2 vagas por veículo
  2. Desconto de no mínimo 50% nas passagens de ônibus interestaduais
  3. Uso gratuito do transporte público coletivo

Esses benefícios promovem a inclusão social dos idosos na comunidade e auxiliam na locomoção para atender às suas necessidades pessoais, como viagens, consultas médicas e outras atividades.

Quem pode solicitar o Cartão do Idoso?

Existem algumas exigências para conseguir o Cartão do Idoso e aproveitar os benefícios em transportes coletivos. São elas:

Leia mais: ÓTIMA NOTÍCIA PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS: Seu Pagamento do INSS Está Disponível – Veja a Data de Recebimento agora mesmo!

  • Ter 60 anos ou mais
  • Receber até dois salários mínimos
  • Estar cadastrado no Cadastro Único Para Programas Sociais (Cadúnico)

Agora que você conhece os benefícios e requisitos, vamos aprender como solicitar e usufruir dos benefícios do Cartão do Idoso.

Como obter o Cartão do Idoso?

O Cartão do Idoso tem um prazo de validade de 5 anos, então é importante realizar o recadastramento após esse período. O processo para o transporte gratuito para idosos é simples:

Leia mais: FIQUE LIGADO: Caixa surpreende com NOVOS SAQUES para quem trabalhou de 1971 a 1988 – Confira os detalhes agora mesmo

  1. Se preferir solicitar o cartão presencialmente, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município
  2. Caso opte pela solicitação online, acesse o site, clique em “emitir carteira” e realize o login no portal do governo

Após a emissão do cartão, pessoas com mais de 60 anos estão aptas para circular em ônibus de forma gratuita ou com desconto.

Essas ações governamentais são essenciais, uma vez que os idosos, muitas vezes, enfrentam limitações físicas e financeiras. Assim, aliar mobilidade a gratuidade é uma maneira de incentivá-los a realizar viagens, ter acesso a atividades sociais, médicas, de lazer e outras que atendam aos seus interesses individuais.

Leia mais: VEJA AGORA: Aposentados Podem Ser Isentos de Imposto de Renda – Saiba Como!

Veja também:

FINALMENTE: APOSENTADOS e PENSIONISTAS vão RECEBER o BENEFÍCIO do ANO – FIM do SOFRIMENTO! (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.