Embora muitas pessoas não saibam, os valores de contribuição e recebidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também precisam ser preenchidos através da declaração de recolhimento INSS. Essa é a declaração do Imposto de Renda do contribuinte.
Neste ano de 2023, a Receita Federal estimou-se que, 39,5 milhões de declarações fossem entregues, traduzindo-se em um aumento de 8,8% em relação a 2022. E isso, na prática, quer dizer que, o número de contribuintes da Previdência Social aumentou.
Então, veja a seguir tudo sobre como emitir a declaração de recolhimento INSS. Aprenda!
Por que devemos emitir a declaração de recolhimento INSS?
É fundamental entender sobre a importância da declaração de recolhimento INSS, justamente para que os contribuintes não se esqueçam mais de declarar os seus valores, o que costuma acontecer com bastante frequência.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Em um primeiro momento, precisamos destacar que, a declaração de recolhimento INSS serve para informar os rendimentos recebidos, sejam eles, tributáveis ou não tributáveis. Ou seja, mesmo que você não tenha que pagar nada, é necessário declará-los.
Essa declaração também serve para acompanhar a evolução patrimonial dos brasileiros ao longo dos anos, uma vez que também se deve informar quanto aos bens adquiridos no último ano, como carros, casas, títulos, dentre outros.
No entanto, a partir da declaração que acontece todos os anos, também é possível receber parte dos valores de volta, visto que, muitas pessoas a Receita Federal já sabia dos valores gastos, através do Imposto de Renda. É a chamada Restituição do Imposto de Renda.
Leia em seguida: EXCLUSIVO: Aposentados Aprovados para Abono de R$2000 – Consulte a Lista Oficial Aqui!
Inclusive, através da Restituição, é possível pagar contas, quitar dívidas, fazer uma viagem, ou mesmo investir esse valor. E assim, o aposentado aproveita a restituição do IR para construir um próximo ano com mais segurança financeira.
Aprenda como fazer a declaração de recolhimento INSS
Depois de entender sobre a importância de realizar a declaração de recolhimento INSS, ficou mais fácil lembrar de cumprir com o procedimento e fazer da forma correta. Então, veja a seguir um tutorial completo sobre como fazer a declaração de recolhimento INSS. Confira!
Declaração de recolhimento INSS para funcionários com carteira assinada
Em primeiro lugar, os valores retidos de INSS devem ser informados na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ”, no campo “Contribuição Previdenciária Oficial“. Esses valores foram informados no Informe de Rendimento entregue pelo empregador.
Leia em seguida: ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PARA APOSENTADOS! Entenda se é possível
Declaração de rendimentos de pessoa física com carnê leão
Em segundo lugar, pessoas que receberam rendimentos de pessoas físicas e recolheram Imposto de Renda por meio do carnê-leão, devem preencher a ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior“, no campo “Previdência Oficial”, na aba “Outras Informações”.
Leia em seguida: APROVADO! INSS Garante Concessão Automática para Auxílio-Doença – Entenda o Que Muda!
E ainda, também é possível deduzir o Imposto de Renda devido o total das contribuições recolhidas ao INSS desde que a pessoa tenha recebido rendimentos tributáveis acima do teto do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
Declaração de recolhimento a título de aposentadoria
Em terceiro lugar, os valores recebidos a título de aposentadoria recebida do INSS devem ser declarados na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ“. Estão isentos do IR apenas os rendimentos anuais de aposentadoria recebidos até o teto do INSS. No entanto, acima deste valor, a aposentadoria é tributada.
Leia em seguida: STF aprova: Aposentados de até 2008 terão Salário revisado e aumentado – Veja então o que muda no benefício previdenciário INSS!
Destaca-se que, é possível consultar o extrato da declaração do Imposto de Renda através da plataforma ou aplicativo Meu INSS. Na barra “Do que você precisa?”, basta digitar “Extrato de Imposto de Renda” e emitir o documento. Ou ainda, junto ao banco onde recebe o seu benefício.
Existem rendimentos pagos pelo INSS isentos de IR?
Existem rendimentos pagos pelo INSS que são isentos da cobrança do Imposto de Renda, que são aposentadorias e pensões por doenças graves ou acidente de serviço.
Leia em seguida: ÓTIMA NOTÍCIA! IDOSOS JÁ PODEM SOLICITAR ISENÇÃO DO IPTU EM 2024! Confira então agora os detalhes
Esses rendimentos devem ser declarados em “Pensão, proventos de aposentadoria ou reforma por moléstia grave, ou aposentadoria, ou reforma por acidente em serviço”. E assim, continue no Jornal JF para mais tutoriais como este!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!