Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Décimo Terceiro do INSS 2024: Datas, Pagamentos e Quem Tem Direito! Veja agora

Saiba quem tem direito ao 13º do INSS em 2024, como será o pagamento e as prováveis datas.

0

Na última década, o abono salarial do 13º do INSS cai de forma adiantada para aposentados e pensionistas. Diante disso, muitos se perguntam se em 2024 o cenário será o mesmo. Afinal, como será o pagamento do 13º do INSS 2024? Veja a seguir.

Quem tem direito ao 13º do INSS 2024?

3º do INSS 2024 ainda não tem data de pagamento definido
13º do INSS 2024 ainda não tem data de pagamento definido (Fonte: Edição / Jornal JF)

O Ministério da Previdência informou que mais de 30 milhões de beneficiários do INSS devem receber o 13º em duas parcelas no ano de 2024. Portanto, entre os beneficiados estão aposentados, aqueles que recebem auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão. No entanto, vale lembrar que beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMV) não têm direito ao abono.

Leia mais: INSS: 13º Salário Será Antecipado em 2024? Confira os Detalhes do pagamento! Veja agora mais

Forma de pagamento do 13º do INSS

Normalmente, o depósito do 13º é conforme o calendário de pagamentos da Previdência Social. Portanto, a primeira parcela (50% do valor do abono) é isenta de impostos e cai com os rendimentos do mês do beneficiário. Mas a segunda parcela inclui descontos, como o Imposto de Renda e empréstimo consignado, e deposita-se um mês após a primeira.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Quando será o pagamento?

Ainda não divulgou-se oficialmente o calendário de pagamento do 13º do INSS para 2024. Porém, caso os padrões dos anos anteriores sejam seguidos, os depósitos para beneficiários devem começar em maio (primeira parcela) e se estender até meados de julho (segunda parcela) de 2024.

Leia mais: R$ 30 Mil De Indenização Pago Pelo Serasa: Confira A Lista De Nomes A Receber Aqui- Não perca a chance

O valor do 13º Salário do INSS em 2024

Devido ao reajuste no salário mínimo para R$1.412,00 em 2024, os benefícios previdenciários do INSS, incluindo o 13º, sofrerão um aumento. Dessa forma, pode-se esperar que 2024 traga boas notícias para os beneficiários do INSS.

Leia mais: ATENÇÃO: INSS Disponibiliza Extrato de Pagamento para Janeiro – Veja as Instruções!

O valor do 13º salário equivale ao salário do beneficiário. Para saber quanto vai receber, basta dividir o seu salário mensal por 12 e multiplicar pelo número de meses em que recebe o benefício. Se recebeu no ano inteiro, o valor é integral. Contudo, a segunda parcela pode sofrer desconto de imposto de renda e de empréstimo consignado.

Leia mais: Aposentados do INSS Receberão Aumento de 6,97% nos Salários – Saiba Mais agora!

Veja Também:

INSS: SAIU AGORA MUDANÇA no VALOR do AUMENTO do SALÁRIO MINÍMO + 13 salário 2024 (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.